O Opera Mini não está mais sozinho. A Fundação Mozilla liberou nessa quinta-feira, para download digamos “experimental”, a primeira versão não finalizada do seu mais famoso navegador. O Firefox 4 Beta chega ao Android com a promessa de ser um dos melhores navegadores da plataforma, visto que é fundamentado nas mesmas tecnologias do FF para desktop (será que é tão lento quanto a versão para PC?).

Estabilidade e desempenho são os focos do primeiro Beta do Firefox 4 para Android já com esse nome – anteriormente ele era conhecido como Fennec e já estava em fase de testes. O software conta com o Electrolysis, uma tecnologia que separa o processo de renderização da interface do aplicativo do processo de renderização da página que está sendo visitada. Com isso, o aparelho lida de forma diferente com as duas tarefas, “resultando em um navegador muito mais responsivo”.

O outro destaque da Mozilla nesse Beta 1 é o que eles chamaram de Layers. É uma tecnologia que age diretamente na parte gráfica do navegador, garantindo o desempenho na hora de dar zoom, rolar uma página ou apenas visualizar animações relacionadas ao aplicativo.

Firefox 4 Beta 1 para Android: a foto não passou por nenhum efeito do Photoshop | Clique para ampliar

Primeiras impressões. Testei o Firefox 4 Beta 1 em um Samsung Galaxy S e me decepcionei um pouco. Quer dizer, a interface do aplicativo é linda, com direito a abas e tudo mais. Só faltou uma coisa mesmo: renderização das fontes, que apareceram serrilhadas e sem qualquer definição. Imagino que isso será corrigido nas próximas versões, mas por enquanto é inviável usá-lo como navegador principal.

Além do Android, a Mozilla liberou o Firefox Beta para Maemo.