A Fundação Mozilla segue trabalhando continuamente na próxima versão do seu principal produto, o Firefox 4. Já em fase beta de testes, o navegador vai passar por mudanças pelo menos interessantes em seu visual (ficando mais parecido com o que é Chrome atualmente, mas deixemos isso para outra discussão). E hoje a organização por trás do software divulgou quais serão os provedores de busca do FF.

Quem baixa o Firefox 3.6 – versão mais atual -, encontra um aplicativo livre de ajustes pessoais, mas já com alguns motores de busca instalados de fábrica. Eles são Google, Yahoo, Amazon, Answers.com, Creative Commons, eBay e Wikipedia na versão em inglês. Ou melhor, eram, pois a Mozilla decidiu mudar esse mecanismos.

Mas antes de continuar, fique tranquilo! Tanto o Google como o Yahoo, os mais usados nos dias de hoje, estarão no Firefox 4.

A versão do navegador prevista para o fim de 2010 irá contemplar, além desses dois buscadores, o Bing da Microsoft. “Bing oferece uma experiência de usuário que nós acreditamos que os usuários vão valorizar”, a organização justificou em um post.

Para procurar por produtos disponíveis na rede, o mesmo Firefox 4 continuará com os sistemas de busca da Amazon e do site de leilões eBay. Nada mais justo, e até onde sei a Mozilla tira uma graninha toda vez que envia usuários do Firefox para esses serviços de compra.

Saem a busca do Creative Commons e do Answers.com. No caso do CC, a Mozilla justificou que o site do Creative Commons perdeu seu propósito, no que diz respeito a realizar a busca de conteúdos licenciados de acordo com o CC. E o Answers.com rodou basicamente porque os usuários do Firefox disseram à organização que a busca na Wikipedia é muito mais proveitosa.

Vai ficar assim no FF 4

O resultado é o que você vê acima: Google (busca padrão), Yahoo, Bing, Amazon, eBay e Wikipedia. Resta saber quais buscas a versão tupiniquim do Firefox vai apresentar. Alguma aposta de quem entra e quem sai?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados