Terminou a fase de testes. A Microsoft anunciou nessa quinta-feira a disponibilização do Windows Live Essentials versão 2011 para os seus milhões de usuários ao redor do mundo. Se você usa o Messenger para trocar uma ideia com amigos e parentes, ou então adotou o Sync/Mesh para manter seus arquivos sempre compartilhados e disponíveis por meio da nuvem, esse post é para você.

Instalação do Windows Live Essentials 2011

Desde que a Microsoft decidiu oferecer vários aplicativos de uso mais doméstico em apenas um pacote, o Windows Live Essentials vem se consolidando como o iLife da empresa de Redmond. A nova versão teve melhorias em todos os aplicativos, sendo que algumas merecem certo destaque.

Messenger 2011 no modo compacto | Clique para ampliar

Messenger. É integrado a várias redes sociais, entre elas o Facebook. Isso significa que, no mesmo aplicativo, o usuário pode bater papo com seus amigos do próprio Messenger e também com aqueles que estão disponíveis online por meio da rede social. Há limitações, mas para chat em texto é mais do que suficiente.

Galeria de Fotos. Um dos recursos mais bacanas do aplicativo é a correção automática de fotos, para criar a composição perfeita. Para isso, basta que o usuário tire várias fotos seguidas. Digamos que numa delas, uma pessoa esteja olhando para longe da câmera, mas em outra ela esteja olhando exatamente para câmera. Nesse caso, a Galeria de Fotos cria a foto perfeita.

Writer. A ferramenta para publicar posts em blogs — inclusive aqueles baseados no WordPress — teve seu dicionário melhorado, o que garante uma correção textual ainda mais bacana.

Mail. O funcionamento do Live Mail com o Gmail do Google foi melhorado, a ponto do aplicativo interpretar corretamente quando o usuário quiser apagar uma mensagem ou marcá-la como spam. Que difícil, não?

Proteção para a Família. O filtro de conteúdo desse recurso está 35% mais rápido do que na versão anterior, segundo dados da MS.

De acordo com a jornalista Mary Jo Foley, os produtos do Live Essentials são um híbrido de aplicativos e serviços baseados na web. O SkyDrive, por exemplo, é o que permite usar o Live Mesh para sincronizar arquivos e documentos. No entanto, pode ser usado sem o software para acompanhar na tarefa de manter tudo sincronizado.

Não é mais obrigatório instalar todos os aplicativos da suíte Live Essentials. Em vez disso, a Microsoft agora dá ao usuário a chance de escolher se quer deixar apenas o Live Mail no seu PC, para ficar sabendo das últimas mensagens, sem ser necessário instalar uma penca de outros aplicativos apenas para ter aquele que é tão desejado.

  • Download | Windows Live Essentials 2011 (em português)
  • Download | Windows Live Essentials 2011 (em inglês)

Curiosamente, a Microsoft Brasil informou que o aplicativo em português estaria disponível “até o fim do dia”, sendo que a versão em inglês já estava circulando pela rede. Felizmente eu consegui o link para download da suíte em português do Brasil, que você encontra logo acima.

E não custa lembrar mais uma vez: o Windows Live Essentials 2011 não vai funcionar em Windows XP ou inferior. Pois é, esse fica apenas para quem roda Windows Vista ou Windows 7. Durante uma conversa com uma executiva da Microsoft, o motivo para isso me foi revelado. É que o Windows XP não tem muitas das tecnologias necessárias para rodar o Essentials — em especial o Messenger — corretamente. Reescrever seu código para esse sistema daria mais trabalho do que a MS quer ter com uma plataforma de dez anos atrás.

Com informações: ZDNet/All About Microsoft, Windows Blog Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados