Abas, abas

Desde que a Fundação Mozilla lançou o Firefox Home, aplicativo para iPhone OS (iOS) que permite ter os mesmos favoritos salvos no Firefox do computador, há especulações sobre a organização anunciar um navegador completo para o smartphone da Apple. Especulação que foi por água abaixo nessa terça, quando a Mozilla decidiu manifestar-se sobre o assunto.

Em um comunicado publicado no blog da organização, a Mozilla foi muito breve ao dizer que seria difícil, “se não impossível”, desenvolver uma versão do Firefox específica para o smartphone de Steve Jobs.

“As pessoas têm nos perguntado sobre adicionar mais recursos de um navegador no Firefox Home, mas há restrições técnicas e logísticas que tornam difícil, se não impossível, construir o navegador Firefox por completo para o iPhone.”, diz a Mozilla.

Num momento em que anuncia navegadores para o moribundo Symbian e para o BlackBerry, a Mozilla fez questão de dizer que continuará trabalhando para agregar “aplicações mais ricas, baseadas na nuvem” ao Firefox Home, a fim de que os usuários continuem adorando e usando o pseudo-navegador para iOS.

Para quem não sabe, o Firefox Home sincroniza as abas e favoritos do usuário, permitindo acessá-los rapidamente a partir do celular (usando o Safari Mobile).

Pelo menos o iPad ainda fica na dúvida: a mesma Mozilla disse considerar a possibilidade de criar o Firefox Home para o tablet. E qual seria a diferença de um navegador para o iPad OS para um voltado para o iOS? Ainda não sei.

Com informações: CNet/iPhone Atlas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Pena que não tem Skyfire para o BB
Hernani
Que bom, tem ele para BB ^^
Rafael
Acho que você não o terá, já faz 29 dias desde que o Skyfire foi enviado...
kylefurtado
Por mim tanto faz, o único que eu quero no iPhone é o Skyfire.
Rafael
E Opera Mobile 10+ nunca terá pelo visto.. :/
Rafael
Não sejam burros, apps são completamente reescritos para rodarem em plataformas móveis, com várias otimizações e com corte de muitos recursos.
Rafael
O Opera Mini não é um navegador completo, ele é um visualizador de arquivos .obml (próprio do Opera Mini), gerados pelos servidores da Opera.
Rafael
Não tem o Opera completo para iPhone, é o microbrowser Opera Mini para iPhone.
Rafael
Vocês são burros, vão procurar a diferença entre Opera MOBILE e Opera MINI.
@leo_0502
É culpa da APP STORE , as regras deles são muito impulsivas para o desenvolvedor!!!Para ter o OPERA MINI 5.1 no meu IPHONE , nó usuários, tivemos de esperar 2 meses e meio A APP STORE devia seguir o exemplo do ANDROID MARKET e do MARKETPLACE
@mosblenarufa
quadcore e 4gb? Aqui é um core2duo Laptop Asus e ele é normal,estou usando o Chrome agora porque estou achando ele um pouco mais rapido. Mas aqui não chega nem a dar lag com 20 abas. Mas de modo geral o safari do IOS é muito bom,Não tem porque arriscar a perder tempo de trabalho por uma besteira...
Alexandre
FFX no iponey num podi maix por isso continuo com coisas nao apples, eheheh
Bruno Gall
Também
Rodrigo Fante
Bom, a questão do Firefox é a seguinte, meu quadcore e 4GB de memória conseguem domar ele com dificuldade, qual estrago faria no iPhone e seu hardware mais limitado se comparado com desktops?
Rodrigo Fante
Tem o Opera para iPhone, simplesmente não é bom. Agora para usuários é uma pena que a Mozilla tenha aceitado que dificilmente faria um navegador bom para iOS para superar o Safari.
Exibir mais comentários