Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Windows Live encerra serviço de blog; migração em massa para WordPress

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Microsoft tem sistematicamente tentado criar concorrentes para serviços amplamente conhecidos. Lá em 2006, a empresa liderada por Steve Ballmer — Bill Gates era CEO à época, cabe lembrar — anunciou um serviço próprio para publicação de blogs. O Windows Live Spaces entrou no ar e pode até ter feito sucesso, mas não conheço ninguém que o use.

Hoje a mesma Microsoft anunciou, durante o evento TechCrunch Disrupt, que vai descontinuar o Live Spaces. No entanto, o movimento é interessante: em vez de simplesmente deixar seus usuários no limbo bloguístico, a MS vai oferecer uma ferramenta de migração, para que seus usuários possam mover o blog do Spaces para o WordPress.com, que você provavelmente já conhece.

Hoje em dia o WP.com hospeda 26 milhões de blogs. Com a chegada dos usuários do Live Spaces, cerca de 30 milhões de novos blogs devem ser migrados, um número que Matt Mullenweg certamente deve estar comemorando nesse momento.

O Live Spaces será finalizado em seis meses. Quem quiser, poderá migrar seus textos e imagens para a nova plataforma. A MS ainda vai oferecer o download de todo o arquivo do blog, caso o usuário não aceite participar da maior hospedagem de blogs do mundo.

Adeus, Spaces!

Quem acessa a página do inicial do Live Spaces, na tentativa de criar um novo blog, já encontra a mensagem da captura de tela acima. A Microsoft recomenda que o usuário vá até o WordPress.com para criar seu endereço na web. O link em questão leva o internauta para a versão em português do WP.com.