Início / Arquivos / Gadgets /

Tecnologia pode curar depressão, diz pesquisa

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Deprimido, se sentindo triste? A tecnologia pode te salvar. De acordo com uma pesquisa realizada pela British Computer Society os nossos amados gadgets, sobretudo aqueles com a capacidade de se conectar à web, têm a capacidade de aumentar substancialmente o bem-estar de seus usuários – com resultados especialmente positivos no caso de mulheres.

Para chegar a esta conclusão os estudiosos analisaram cerca de 35 mil pesquisas feitas em 39 países diferentes, e concluíram que “a tecnologia tem um impacto positivo na vida de seus usuários (…) oferecendo satisfação, sensação de liberdade e controle”, fatores considerados “essenciais” para a segurança e auto estima.

“Esta é uma descoberta importante que joga por terra o esterótipo que ligava o uso da tecnologia ao isolamento social”, diz o relatório. As informações são conta de que os efeitos positivos da tecnologia são mais visíveis entre mulheres de baixa renda de países em desenvolvimento na África, Asia ou Oriente Médio, “em que a sociedade tem regras rígidas e controladoras, lhes oferecendo sensação de liberdade e autonomia, além de poderem entrar em contato com outras pessoas na mesma situação”.

Além disso, os pesquisadores afirmam que a tecnologia também é considerada “essencial” nos índices de felicidade de homens e mulheres de países desenvolvidos, oferecendo seus efeitos antidepressivos em redes sociais com a possibilidade de se manter contato com amigos, familiares, notícias e entretenimento.

Com informações: BCS (.pdf)