Já tinha comentado aqui que o Quick Look era a funcionalidade dos Macs da qual eu mais sentia falta quando trabalhava em outro sistema operacional. Ele foi apresentado no Leopard e permite que você faça a visualização rápida de arquivos no Finder, sem precisar abrir outros programas, apenas pressionando a tecla Espaço.

Apesar de dar suporte a maioria dos arquivos que trabalhamos no dia-a-dia, alguns formatos não “vêm de fábrica” no Quick Look. Ainda bem que temos alguns plugins para resolver esse problema. Para instalar essas maravilhas, é bem fácil.

Quando baixar os arquivos terminados em .qlgenerator, copie-os para a pasta ~/Biblioteca/Quicklook (onde ~ é a sua pasta de usuário). Se a pasta Quicklook não existir, é só criá-la.

Agora seguimos com uma lista de alguns desses plugins que podem ser bem úteis:

Folder List

Rápido e direto: adiciona suporte para ver a lista dos arquivos de uma pasta. Download aqui (.zip).

Zip Viewer

Rápido e direto, como o primeiro: só que no lugar de pastas ele lista os arquivos dentro de arquivos zip. Download aqui (.zip).

FLV

O famoso formato de vídeo para web, que ganhou popularidade com o sucesso do Youtube e a possibilidade de baixar vídeos de filhotes de gatos e crianças gargalhando, pode ser executado sem precisar abrir nenhum player. Download aqui (.zip); requer o Perian instalado.

Suspicious Package

Sabe aqueles arquivos do tipo Installer Package que lhe ajudam a adicionar aplicativos que precisam de opções avançadas na hora da instalação? Com esse plugin você consegue ver a lista de arquivos que serão adicionados ao seu sistema e até se o pacote vai pedir a sua senha de administrador ou vai solicitar que você reinicie o Mac. Download aqui (.dmg).

QLColorCode

De programadores para programadores, esse plugin adiciona cor aos códigos do arquivos de várias linguagens de programação como C/C++, PHP, JavaScript, XML, SQL etc. Download aqui.

CSV

Se você trabalha em escritório ou é programador, já deve ter se deparado com o formato CSV. Agora você não precisa mais abrir o Excel ou o Numbers para visualizar esse tipo de arquivo formatado em tabelas. Download aqui.

MKV

Talvez o formato de vídeo HD mais popular no mundo dos torrents. Esse é um pouco diferente dos outros, pois não existe um arquivo de plugin para download. Você só precisa ter o Perian instalado; o aplicativo já deve bastar. Porém, há alguns casos em que mesmo com o plugin instalado, o .mkv não é exibido no Quick Look. Tente o seguinte:

Vá até a pasta Aplicativos e encontre o QuickTime Player.app. Clique nele pressionando a tecla Control e escolha a opção Mostrar Conteúdo do Pacote.

Abra a pasta Content que será exibida, encontre o arquivo Info.plist e abra-o no Editor de texto. Encontre as duas últimas linhas do arquivo:

Antes delas adicione o seguinte texto:

<key>UTTypeConformsTo</key>
<array>
<string>public.movie</string>
</array>
<key>UTTypeDescription</key>
<string>DivX Video File</string>
<key>UTTypeIconName</key>
<string>generic</string>
<key>UTTypeIdentifier</key>
<string>com.apple.quicktime.divx</string>
<key>UTTypeReferenceURL</key>
<string>https://www.divx.com/</string>
<key>UTTypeTagSpecification</key>
<dict>
<key>public.filename-extension</key>
<array>
<string>divx</string>
</array>
</dict>
</dict>
</array>

Salve o arquivo e agora, abra o Terminal e digite:

touch /Applications/QuickTime Player.app

É só testar:

É isso. Se o formato que você procura não está na lista nem do QLplugins, nem na do QuickLook Plugins, uma busca no velho Google deve resolver. Algumas vezes não existe o arquivo do plugin em si, mas você pode encontrar alternativas como a do MKV.

Pequena dica extra: para abrir o Quick Look direto em modo tela cheia, pressione OptionEspaço. Se você selecionar várias imagens na pasta e pressionar essa combinação, o Quick Look também age como um slideshow. Bacana, hein?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Canal Exclusivo

Relacionados