nadaver-probogger-jb

Tenho que dizer que às vezes tenho medo de usar a expressão “blogueiro profissional”. Essa label tem sido tão vulgarizada aqui no Brasil nos últimos dois ou três anos, que já nem transmite mais o significado que deveria. E a culpa é de nós mesmos.

Estamos fazendo história aqui, e não no bom sentido. Ainda não entenderam que quando algum gringo metido falar de “blogosfera brasileira” lá fora, ele estará se referindo a nós. Tupiniquins que acham que cheques de programas de afiliados fazem dele um profissional de alguma coisa.

Ser profissional é um estado de espírito. É uma postura ética, crítica, auto-evolução.

Seu adsense rende isso?

Você blogueiro maroto pode cair na modinha e soltar críticas ferozes em cima de líderes políticos. Mas aqui o responsável é você.

Em uma comunidade, cada membro acrescenta (ou subtrai) algo ao grupo. Cada agência espertalhona, cada blogueiro malandrinho, cada brasileiro e o seu já famoso JEITINHO de ser.

Quer ser respeitado como um profissional? Earn it.

Esse termo, aliás, só vai ganhar um significado não-pejorativo na blogosfera brasileira, quando agirmos com postura compatível. E não é rebaixando a velha mídia (que acumula uma quantidade enorme de conhecimentos valiosos) que vamos ganhar alguma coisa. Muito pelo contrário.

Blogs são como sites de conteúdo independentes, mas contam com ferramentas mais robustas. E sites independentes já dão certo no Brasil há vários anos, por que vejo tão poucos blogs se transformando em empresas por aí?

Falta foco? Cultura? Apoio financeiro?

Que tal encarar seu blog como se ele fosse uma loja? Não no sentido de transformá-lo em um brechó virtual, mas de levá-lo a sério da mesma forma que levaria um negócio físico. Se esforce para deixar seu negócio impecável em todos os aspectos. Não é assim que profissionais fazem?

E quem disse que blogueiro bom tem que ser guru de alguma coisa, ou um sujeito intelectual? Eu mesmo nem sou fã de leitura (poisé!).

A expressão “formadores de opinião” faz com que pessoas normais se esforcem demais para parecerem mais inteligentes e visionárias do que realmente são. E o resultado? Excesso de auto-achismo, ego inflado e textos quase sempre vazios e agressivos.

Este post parece genérico e é justamente para apontar um pouco esse amadorismo que domina a comunidade bloguística nacional. Outros blogs já estão fazendo a parte deles por aí, procurando formas de melhorar a cada dia.

A pergunta que fica é: Você. Está fazendo a sua parte?

[Tirinha via Nadaver]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados