“Documentos sem escolha de fontes são o mesmo que fotógrafos sem as cores”. Com essas belas palavras, quase um poema em forma de post, um engenheiro de software do Google anunciou que a empresa está habilitando novas opções de fontes dentro do Google Docs. A partir de hoje, 6 novas fontes estarão disponíveis para todos os usuários.

A partir dessa terça-feira, o Google Docs adota a tecnologia presente no Google Font API, que permite fornecer fontes para o usuário que não estão instaladas no seu computador. Até agora, o usuário era obrigado a trabalhar apenas com as opções de fontes que tinha na máquina, mas o HTML5 (entre outras novas tecnologias) oferece essa possibilidade.

Funciona! | Clique para ampliar

O mais interessante do anúncio do Google — embora esse detalhe não tenha merecido muito alarde — é que, também a partir de hoje, usuários do Office 2007 ou Office 2010 não verão mais seus documentos perderem a formatação no Docs, pois as fontes Calibri e Cambria da suíte de aplicativos da Microsoft estarão no serviço. Talvez você não lembre, mas a Calibri é a fonte padrão do Word desde a versão 2007, roubando o lugar da Times New Roman.

Além dessas duas fontes, as seguintes também foram adicionadas: Droid Serif, Droid Sans, Consolas e Corsiva. E a empresa de Mountain View já promete mais pacotes com fontes bacanudas nas próximas aualizações do Google Docs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Danillo Nunes
Só uma correção: O uso de fontes personalizadas não tem nenhuma relação com HTML5.
kylefurtado
Além do mais, sabemos que seria quase heresia um funcionário da Google, utilizar do Firefox ou do IE e seus amiguinhos.
Erick
Que bom! Calibri é uma ótima fonte!
Hernani
Briga boa essa
Turdin
A régua realmente faz falta, mas tem algumas outras coisas que não funcionam tão bem também no google docs, apesar de ser uma ótima ferramenta ( que uso bastante por sinal )
Turdin
De certa forma é interessante não fazer "propaganda" de nenhum navegador, mas não acho que é assim tão "óóó"
Rafael
Gostei da imagem sem a interface de algum navegador.
Bruno Gall
Mas eu ainda não largo meu Office
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Quem sabe, quando lançada pela Canonical, a Google também não coloca a nova fonte do Ubuntu? Ela é bem elegante...
@SoaresGui
Ele que criou o robozinho verde? Não, acho que não. KKKKKK
Emmanuel Carvalho
É.... George Lucas deve processar o Google por uso indevido. =P
@SoaresGui
Droid. Esse nome me é familiar.
Sr. Sem Papo
sabe a UNICA porque não troco de vez o office pelo Google Docs, a falta de uma regua na vertical. :P ha tem outro... devia ter como separar paginas.... configurar pagicas tipo A4 A3 etc.. :D mas google docs é otimo