Início / Arquivos / Internet /

Próxima chatice da internet: captchas com anúncios

Por

Se você já precisou fazer algum cadastro na Internet, provavelmente já encarou uma daquelas imagens que serve para confirmar que você não é um robô. Os chamados captchas já se tornaram uma ferramenta onipresente para administradores de sites que querem evitar cadastros spam e outras coisas ruins que podem ser feitas de maneira automática. Uma empresa americana pretende melhorar (?) esse sistema e ao invés de mostrar imagens com letras, números e símbolos distorcidos, seriam exibidos anúncios no lugar.

Antes de continuar, uma pausa para a dramatização gráfica do meu sentimento quando fiquei sabendo da existência dessa empresa:

Continuando…

A ideia original é da empresa Solve Media, baseada na cidade de Nova Iorque. O objetivo é forçar, de certa forma, a visualização de anúncios, já que os campos de captchas são um daqueles campos que o usuário precisa visualizar se quiser passar para a página seguinte de um formulário. A única vantagem explícita desse novo método é que as imagens deixariam de ser borradas e quase ilegíveis e passariam a conter frases como demonstradas abaixo, com o slogan de algum produto. No caso do Internet Explorer seria “Browse safer

Eu acho algo intrusivo demais, mesmo com a facilidade de leitura. Infelizmente, por mais que seja algo que eu espero que nunca se torne realidade, várias grandes empresas já investiram na Solve Media, como a GE, a Microsoft, a Toyota e a AOL. Legal né?

Com informações: Gizmodo.