O desenvolvimento da próxima versão do Firefox segue com força total e é não raro ver novidades sobre o navegador pipocando semanalmente. Dessa vez trata-se de uma modificação na interface de usuário do aplicativo que poderá deixar alguns usuários de início meio de confusos. A Fundação Mozilla optou por mudar a indicação de links da barra de status de lugar, para dizer o básico.

Pela primeira vez na história do navegador – se bem me lembro, claro, e olha que eu tenho memórias fracas… -, a forma como os links são indicados vai mudar. Sabe quando você passa o cursor do mouse sobre um item clicável e lá embaixo aparece a página para a qual o clique vai te levar? Pois então, agora esse endereço aparece na própria barra de endereço, perto das indicações de abas.

Melhor do que explica, veja na imagem:

Bonitinho! | Clique para ampliar

A Mozilla trabalhou bem nesse recurso, pois é agradável de vê-lo em funcionamento. Além disso, a área escolhida para abrigar a nova forma de indicar a página que será aberta não faz tanta falta nos dias de hoje, em que os monitores – consequentemente as resoluções de tela – estão maiores do que nunca.

Resta saber se a mudança será mantida na versão final do Firefox 4.

Com informações: DownloadSquad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ficando de cara com Mozila
Péssimo, tive que instalar um add-on para ter a aba de volta, pois a considero bem útil. A supressão da barra não trouxe benefício algum. Incrível como os desenvolvedores insistem em querer mudar os hábitos dos usuários à força, sem deixar uma alternativa nativa... É desrespeito à opinião alheia. E depois as pessoas ainda reclamam da Microsoft... Mozila segue os mesmos passos. Tá na hora de eu procurar outro browser...
Ibraim
Na versão final não ficou essa. Ficou uma 'similar' ao Chrome. Porém com um defeito. A url nunca aparece inteira. Sempre com aqueles três pontinhos no meio. Considero isso uma enorme falha conceitual, e até de segurança, pois sempre uso a visualização da url pra ter um pouco de certeza de onde vou parar.
@Mauromu
Onde foi parar o Echofon????
Leonardo
O IE9 (apenas retificando) tem sim: Basta ativar em: Tools > Toolbars > Status bar Abraço!
etc, etc, etc.
Na versão anterior, as informações sobre os downloads ativos poderiam ser visualizadas na barra de status, o que permitia que a caixa de gerenciamento de downloads pudesse permenecer fechada enquanto pelo menos uma janela do navegador estivesse aberta. Com apenas um click na barra de status, a janela que mostrava os downloads ativos era aberta. Com a mudança da barra de status junto à barra do navegador isso não é mais possível.
Felipe Gomes
Cara... eu tenho o FF Beta e acho muito bom! Alias, apenas uma ressalva neste novo "quesito" de Barra de Status! A menos que eu esteja completamente enganado, acredito que deveria ser algo opcional, como: Habilitar/Desabilitar. Já fucei tudo e não achei nada relacionado a isso! Alguém sabe se tem essa possibilidade? Um grande abraço à todos! Felipe .UrB Camisetas
kylefurtado
Realmente, há contradição.
jrk
Achei um porcaria, em full screen os links continuarão sem indicação. E o costume é olhar pra baixo pra ver o link, agora vou ter que olhar pra cima? WTF!
Rafael
Se você não se importa com ela não pode sentir falta. (Contradição)
Rafael
Não essas mudanças não estão presentes no Opera, não por padrão. Essa coisa de colocar o link do link apotando dentro da barra de endereços é ilógico, e a maioria dos monitores ainda trabalha em 1024x768! http://gs.statcounter.com/#resolution-ww-monthly-200908-201008
@emanueu
Posição interessante, na verdade faz mais sentido (só fica estranho e confuso porque estamos acostumados com os links exibidos na barra de status há anos). Gosto da mudança, mas não da ideia de sumirem com a barra de status. Tenho 1/3 dela, na minha tela de 1280 px de largura, ocupado por ícones de addons. A ideia é economizar espaço? Pois que tirem aquele espaço inútil acima das abas, deixem ela nivelada com o botão laranja por padrão (pra quem não sabe, dá pra fazer um pequeno "tweak" manualmente e deixar assim). Ou levem os ícones das extensões pra lá, mas assim acho que ficaria meio esquisito. Ou deixa a barra aparecer só pra quem tem o que exibir nela mesmo.
Alisson melo
Existe um complemento que faz isso. Não é uma boa ideia.
Timóteo
A meses eu tenho o meu firefox configurado pra ter uma barra de status igual a do chrome. com o "Gui hide bars". A vantagem é que a barra ainda aparece qd eu abro uma página em branco e me da acesso aos outros ícones como greasemonkey e xmarks. A idéia é legal mas quero saber o que os addons vão fazer se não tiverem a barrinha de status, eu ODEIO no chrome vão todos pra barra de endereço.
JoseRenan
Tô aguardando a versão final para instalar, estou curioso!
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Adorei essa novidade, pois tira a barra de status. Ela seria bem mais útil se podessemos mover os icones dela, mais só dá por meio de complementos e mesmo assim fica horrivel. Mais adorei essa ideia da Mozilla. o Rafael, cara, cada um com seu gosto, nunca ouviu aquele ditado, então cara, não adianta falar mal do Firefox que sempre vai ter um para rebater, como eu...
Exibir mais comentários