Jogar jogos de ação (como o novo Halo Reach) proporciona mais eficiência em inferências probabilísticas.

Segundo um estudo da Current Biology, aqueles que tem o hábito de jogar jogos de ação fazem inferências probabilísticas mais rapidamente que os que não jogam, em um mesmo nível de precisão.

Inferências probabilísticas são aquelas decisões que precisamos tomar sem ter a oportunidade de avaliar todas as variáveis envolvidas.

Gamers então, segundo o estudo, seriam mais eficientes em determinar qual a melhor ação a ser tomada baseando-se nas probabilidades de algo acontecer ou não. Em outras palavras, gamers conseguem fazer mais com menos quando se trata de tomar decisões.

Um dos testes realizados colocava os gamers e os não-gamers para identificar padrões lógicos de movimento de pontos em uma tela. Assim que achassem que já haviam visto o suficiente eles iriam parar o movimento dos pontos e descrever qual era a lógica que regia o movimento deles.

Os dois grupos tiveram a mesma precisão, mas notou-se que, dado um nível de precisão, os gamers chegavam ao resultado mais rápido que os demais.

Ou seja, você já tem uma boa desculpa para ir comprar o novo Halo. 😉

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Fato conhecido que gamers são mais ágeis em grande maioria das tarefas que exigem racíocinio
Breno Brito
Exato, hoje o maldito jogo faz bem pra saúde. Claro, o governo tá faturando com os gamers. Tá na hora de "abrir a mente" das pessoas pro governo faturar mais.
Arimatheia
Outro pequeno detalhe é que a indústria de games já é maior do que a do cinema. É claro que veremos esforços demonstrando que os games não fazem mal à saúde. Fariam apenas se o boom da indústria fosse na China.
kylefurtado
Se você parar pra ler direito, isso não é uma grande novidade.
@marlonsantini
eu sempre soube que jogar videogame não era uma perda de tempo! o/
Bruno Gall
Eu ainda falo isso, toma!
Marcus, Criativo de Galochas
E eu sempre falava para minha mãe, quando era pequeno, que jogar não me deixaria burro! Toma! =) Marcus
@irio
To quase comprando mesmo, pelo preço dele.