O mistério acabou. Nessa quarta-feira apareceram as primeiras imagens oficiais do futuro Internet Explorer 9. O navegador ainda não chegou à sua versão final, mas tem um beta público planejado para ser liberado ainda hoje. De novidade, temos uma interface diferente daquela encontrada no Internet Explorer, que você confere abaixo.

Internet Explorer 9 Beta | Clique para ampliar

A mudança mais significativa fica na parte superior do navegador. Os botões de voltar e avançar na navegação, que anteriormente eram do mesmo tamanho, agora são diferentes: enquanto o avançar é pequeno e translúcido, o voltar ficou bem maior, em um azul um tanto quanto indiscreto. Pelo visto a Microsoft não quer usuários frustrados na hora de tentar retroceder para a página anterior.

Além isso, as abas não ficam mais abaixo da barra de endereços. No Internet Explorer 9, essas abas ficam exatamente ao lado dos endereços, num espaço aparentemente bastante reduzido se comparado com o que temos hoje em dia no Google Chrome e no Mozilla Firefox. Ainda no que diz respeito ao design, os botões de ferramentas estão ligeiramente diferentes.

Inspirado no Speed Dial do Opera, a próxima versão do navegador conta com uma tela para acesso fácil aos sites mais visitados. Ao que tudo indica, basta um click na captura de tela em miniatura da página para carregá-la. Fácil, huh?

Você vai reparar que o campo de busca sumiu. No novo navegador as coisas ficaram um pouco diferentes – ou parecidas, mas com outro browser… -, com apenas uma barra de endereços que também fará as vezes de campo de busca. Ao escrever uma pesquisa e pressionar Enter, o usuário será levado para o resultado de busca para aquele termo – preferencialmente no Bing -. Antes disso, no entanto, ele ainda vai conferir sugestões de busca.

A One Box serve para acessar um site, realizar uma busca e ainda verificar o histórico de navegação.

A integração do IE9 com o Windows 7 será importante. Para início de conversa, o Aero Sneak permite que o usuário arraste a janela para um dos cantos da tela e o sistema rearranjei a janela. Além disso, o usuário que estiver com duas janelas do IE abertas lado a lado poderá arrastar a aba de uma janela para a outra, como já acontece no Chrome.

Na barra de tarefas, a visualização rápida também está ativa: ao passar o cursor do mouse sobre o ícone do Internet Explorer, o usuário poderá ver e controlar as páginas abertas (voltando ou avançando).

Meio que ressuscitando o Prism, da Mozilla, a equipe de desenvolvimento do navegador criou um recurso similar que permite ao usuário adicionar atalhos para suas páginas favoritas diretamente na barra de tarefas. Esse atalho vai utilizar o ícone do próprio website, permitindo uma maior estilização. Para criar um novo Site Fixado será preciso apenas arrastar a aba da página para a barra de tarefas.

Dentre as novas tecnologias presentes no novo IE destaca-se a implementação do HTML5, excelente notícia para designers e programadores que queiram criar sites com recursos mais complexos e avançados. A aceleração por hardware dará mais poder de processamento aos gráficos por meio da GPU, resultando em um desempenho melhor. Eu tive acesso a um documento da MS que diz que somente 10% da capacidade de um navegador é efetivamente usado, mas com o novo IE esse aproveitamento – para a empresa, que fique claro – será maior.

CSS3 também está no novo navegador, graças ao suporte a bordas de planos de fundo e fontes especiais, entre outros.

O Internet Explorer 9 tem suporte à reprodução de vídeo por meio do H.264. O navegador ainda será capaz de reproduzir vídeos com VP8, a codificação encabeçada pelo Google, mas somente se tiver o codec instalado na máquina.

Ah, sim… O IE9 agora tem um gerenciador de download.

Atualização às 15h03 | Usuários de Windows XP, podem tirar seus respectivos cavalinhos da chuva: o IE9 não vai funcionar nesse sistema. O navegador está disponível em português do Brasil para Windows Vista (32-bit) e Windows 7 (32-bit e 64-bit).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Matheus, penso que isso não importa tanto. Chromium é código-aberto, então só tem a acrescentar, mesmo que ele venha a copiar algo de forma gigantesca/cara-de-pau, só terá a acrescentar...
Gustavo Venceslau
Gente, to detestando... tá travando a bessa, as imagens não são carregadas corretamente, o layout as vezes é atingido também, enfim... E vc´s ? Fora a discussão sobre a semelhança com outros navegadores, estão se dando bem com o desempenho do IE 9 ?
Rafael
Ironia né??
Rafael
Não, é que o UA-String do IE9 ainda não está na lista de navegadores suportados da Google só isso.
Rafael
Eu também entendi a ironia... Que pessoal burro.
Rafael
Não há de que.
Rafael
Gente vi meu cachorro hoje igualzinho o Chrome, ele tinha abas no topo e tudo!
Hernani
Perdi a discussão mas deixo meu comentário. Ta a cara do Chrome
Patrik
Em casa vi que tem essa opção de reabrir guias fechadas no firefox (acho que é 3.6), mas aparece poucas opções. No Opera a lixeira tá do lado das abas e mostra todas as que fechou
Patrik
Acho que concordamos mas usamos termos diferentes. Para mim interface amigável é aquela que independente de ser bonita ou não é simples e intuitiva, que qualquer leigo pode usar sem precisar de ajuda ou cursos. Concordo com a tendencia de ter poucos botões, mas os navegadores acabam ficando todos parecidos. Quando comecei a usar o Opera 10.6 estranhei porque tava acostumado com o menu, mas depois de pouco tempo acostumei com o menu escondido e apesar de ter a opção de mostrar o menu agora deixo escondido mesmo.
simas
e pelo jeito soh vc :)
simas
Rayzer'
Eu acho que como disse o Matheus: "a maior contribuição do Chrome foi botar fogo na corrida pelo motor de javascipt mais rápido"... =/
Denis
Mais é verdade! como o cara diz isso sendo que ele nem testou é a mesma coisa eu dizer que o opera não presta sem ter testado ele.
Denis
Viu o Opera 9 ? IGUALZINHO o Chrome!
Exibir mais comentários