Acho que todos concordamos que atualmente a batalha entre plataformas móveis se dá entre o iPhone OS (iOS) criado pela Apple e o Android, sistema cuja liderança é do Google. De modo geral os demais concorrentes ficam de lado, mas é justamente nesses sistemas que os usuários estão mais propensos a abrir anúncios, de acordo com estatísticas da empresa de publicidade Smaato.

Como você pode ver no gráfico abaixo, referente ao mês de agosto/2010, o Symbian é a plataforma com usuários mais propensos a acessar anúncios comerciais. O dado é a partir do CTR (Clicktrough rate), cálculo do número de usuários que abriram uma publicidade dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido. A liderança do Symbian só corrobora o fato de a Nokia continuar sendo a maior fabricante de celulares do mundo.

No segundo lugar estão os curiosos feature phones, aqueles aparelhos que não rodam um sistema de renome mas que aparentemente podem gerar bons lucros para desenvolvedores. Logo atrás temos Steve Jobs vendo o dinheirinho entrar no caixa por meio do iOS.

As três últimas colocadas são Windows Phone, da Microsoft; BlackBerry OS , da RIM; e – pasmém! – o Android. Isso significa que quem usa BlackBerry, algum aparelho com WP ou Android tem metade da propensão de abrir anúncios apresentada por donos de aparelhos com Symbian.

Acho que o Google não vai gostar de saber disso.

Com informações: Wired/Epicenter.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Bem, no tempo que estive com o Android "funcionando" cliquei em um anúncio sequer, e já imaginava que Android ficaria em último nisto. Os usuários são mais... menos interessados em propaganda, penso. Já usuários de celulares comuns são mais propensos a ver um link e "eba! vou clicar!", penso eu...
Hernani
Ia comentar justamente isso, apesar que deveria ser posto um range proporcional para ver qual cliente consume mais anúncios
kylefurtado
Sim, isso é dito na notícia... Anyway, Android só está em último por ser uma plataforma "nova", vamos assim dizer.
Bruno Gall
Symbiam é mais popular, não é por isso?