A mais recente previsão do instituto de pesquisa e consultoria Gartner crava uma aposta interessante: o Android será o segundo sistema operacional móvel mais usado já no ano que vem. De acordo com a previsão do órgão, o Symbian seguirá dominando o mercado de celulares pelo menos até 2014.

Para o Gartner, o Symbian continuará como principal plataforma graças ao volume de vendas da Nokia – atualmente o maior vendedor de dispositivos móveis (celulares e smartphones) do mundo – e aos novos produtos com apelo de massa que a empresa deve colocar no mercado nos próximos meses.

Em segundo, lá está o Google. Com atuais 17,7% de concentração de mercado, a plataforma deve subir para 22,2% no ano que vem e atingir a marca de 29,6% em 2014. Naquele ano, acredita o Gartner, o Android estará menos de um ponto percentual de distância do Symbian, que deverá ter 30,2%. A aposta do Gartner é que Samsung, LG e Motorola, entre outros fabricantes, alavanquem o uso de Android ao vender mais produtos com o sistema.

Participação de mercado de cada OS (Gartner)

E quanto ao iPhone OS? A tendência é de alta até 2011, seguida de uma queda em 2014, quando terá 14,9% do mercado. Estará próxima da RIM, com previsão de chegar a 15% em 2011 e despencar para 11,7% em 2014.

Quem não vai gostar muito do gráfico é Steve Ballmer. Se depender dos analistas do Gartner, o Windows Phone deverá manter-se estável até 2011, quando ficará na casa dos 5,2%. Já em 2014, três anos depois, o market share da plataforma não deverá passar dos 4%.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wendell
Prever a decadência do Symbian e o crescimento vertiginoso do Android é fácil, né, mãe Diná? Assim, até eu. [2] Além do mais, o mundo dá voltas... 3 anos é muito tempo, em relação a tecnologia. rs
Hernani
A dominação do Android está sendo assustadora, não deverá demorar muito a passar ao Top1
Alexandre
Nesse passo em 2012 ele vai ser lider isolado
Daniel Drumond
Wow! : D Não sou macfag (estou mais para android-lover), mas creio que bem provavelmente Steve Jobs nos trará um produto realmente revolucionário no ano que vem, ele não vai deixar cair tão fácil assim... Então, alguém salvando essa matéria também para ler em 2014? xD!
Guilherme Mac
Isso tudo não é chute não. É previsão mercadológica usada em qualquer empresa, mas é previsão, claro. Só pra ter uma ideia, dá pra saber que o Symbian cai mesmo pq a tendência são smartphones, e a Nokia mesmo já falou que Symbian não é apropriado e por isso está investindo no MeeGo. Android sobe baseado em parcerias e projeto de fabricantes. Os planos de fabricação e vendas são feitos muitos anos antes. Nada é feito de uma hora pra outra.
kylefurtado
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Anyway, comentando a notícia, agora está explicado o por que o Tio Jobs estar tão de bem com a vida com a Adobe e afins.
DVC
Patéticos esses "chutômetros"...
Marcell Almeida
Concordo plenamente com o Gráfico, mas acredito que a RIM ainda pode surpreender.
scamar
Prever a decadência do Symbian e o crescimento vertiginoso do Android é fácil, né, mãe Diná? Assim, até eu.
Breno Brito
protesto, o Android é verdinho e não vermelho... update o gráfico aí =D
EDI LOPES
e qual o proximo numero da mega mesmo? previsao para 2014? Meo na boa, no mundo da tecnologia tudo se renova a cada 6 meses, o que dira em 4 anos.
Bruno Gall
Até 2014 quem vai dominar é o iOs e Android e pode ser o MeeGo também
Felipe Autran
Até 2014 o mundo vai mudar muito, viu? Hahaha! Interessante, mas claro que não é possível ter alguma precisão em uma previsão dessa.