Início / Arquivos / Celular /

Android estará em segundo lugar no ano que vem, diz instituto

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A mais recente previsão do instituto de pesquisa e consultoria Gartner crava uma aposta interessante: o Android será o segundo sistema operacional móvel mais usado já no ano que vem. De acordo com a previsão do órgão, o Symbian seguirá dominando o mercado de celulares pelo menos até 2014.

Para o Gartner, o Symbian continuará como principal plataforma graças ao volume de vendas da Nokia – atualmente o maior vendedor de dispositivos móveis (celulares e smartphones) do mundo – e aos novos produtos com apelo de massa que a empresa deve colocar no mercado nos próximos meses.

Em segundo, lá está o Google. Com atuais 17,7% de concentração de mercado, a plataforma deve subir para 22,2% no ano que vem e atingir a marca de 29,6% em 2014. Naquele ano, acredita o Gartner, o Android estará menos de um ponto percentual de distância do Symbian, que deverá ter 30,2%. A aposta do Gartner é que Samsung, LG e Motorola, entre outros fabricantes, alavanquem o uso de Android ao vender mais produtos com o sistema.

Participação de mercado de cada OS (Gartner)

E quanto ao iPhone OS? A tendência é de alta até 2011, seguida de uma queda em 2014, quando terá 14,9% do mercado. Estará próxima da RIM, com previsão de chegar a 15% em 2011 e despencar para 11,7% em 2014.

Quem não vai gostar muito do gráfico é Steve Ballmer. Se depender dos analistas do Gartner, o Windows Phone deverá manter-se estável até 2011, quando ficará na casa dos 5,2%. Já em 2014, três anos depois, o market share da plataforma não deverá passar dos 4%.