Parecia que um termo como HDR estava destinado a permanecer recluso aos profissionais e entusiastas de fotografia.Isso, é claro, até Steve Jobs apresentar uma nova versão do iOS que coloca em evidência a técnica de combinar diferentes níveis de exposição em uma mesma imagem.

Agora que todos conhecem o HDR e pelo menos têm uma pequena noção do que essa técnica faz e o efeito que ela gera, acredito que essa novidade pode ser interessante: um pequeno estúdio em San Francisco chamado Soviet Montage conseguiu produzir vídeo em HDR.

Para tanto foram utilizadas duas DSLRs de primeira (duas Canons EOS 5D Mark II) acopladas a um dispositivo ótico que permite que elas captem exatamente a mesma imagem. Daí bastou ajustar cada uma para uma exposição diferente e gerar o vídeo em HDR combinando as imagens das duas na pós-produção.

O efeito permite novas possibilidades na filmagem, como por exemplo filmar uma pessoa contra a luz e ainda assim conseguir boa visibilidade de seu rosto ao mesmo tempo que se atenua o excesso de luminosidade vindo de trás. Na amostra a seguir conseguimos ter uma idéia das possibilidades que a nova técnica nos traz.


(vídeo do Vimeo)

Percebe-se que é possível experimentar diversos ajustes na pós-produção, gerando tanto efeitos mais naturais como também visuais que me parecem feitos sob medida para algumas cenas de filmes de ficção científica. De qualquer maneira, é um novo recurso à disposição dos artistas que capturam imagens em movimento e que certamente pode se tornar útil em seus vídeos.

Com informações: Soviet Montage.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Algumas pessoas preferem atacar do que tentar instruir, uma pena
Newerton
*Comédia ON*, Sem tripé fica ruim? Põe o Kid Bengala pra filmar! :D
Emmanuel Carvalho
Bom, confirmando o que eu disse: O próprio vídeo do post foi feito utilizando APENAS 2 exposições... uma superexposta (mais clara) e uma subexposta (mais escura). Tomou Sr. HDR!?
Emmanuel Carvalho
Sou fotógrafo e discordo dessa regra... HDR consiste em combinar diferentes exposições. Ou seja: Qualquer imagem que tenha mais que uma exposição pode ser processada em forma de HDR.
Bruno Salles
Vc ao menos leu a noticia prestando atenção ?
Alexandre
as imagens ficam com cores de video game... é um recurso pra fazer uma camera muito ruim, ficar razoavel
Sr. Sem Papo
o que a apple tem haver com HDR ? pq não entendi
Rayzer'
Muuito bom o efeito, a parte que aparece aquele cara eh a mais "fakereal" como disse kylefurtado.
Thiago Mobilon
Amigo, Respeitaríamos mais vossa opinião se usasse o seu nome para comentar, ao invés de se esconder atrás do nome "HDR". Seria bom também se você usasse todo esse seu conhecimento para instruir os leitores do TB, ao invés de ser arrogante com o Juarez. Obrigado.
HDR
Steve Jobs reiventou o HDR.. fala sério vamos parar com essa apple-doença...
Juarez Lencioni Maccarini
Não, pelo que vi ela usa as três imagens mesmo. Tanto que surgem os fantasmas que eu comentei se tiver muito movimento...
Juarez Lencioni Maccarini
O HDR do iPhone não fica muito bom em imagens não estáticas. Por mais que o software tente compensar, se tiver movimento aparecem uns fantasmas. Mas você pode configurar para salvar a imagem original junto, depois é só escolher qual ficou melhor. ;)
EDI LOPES
è verdade> é praticamente impossivel fazer uma HDR decente sem tripé. Mas suponho eu que a Apple usa uma técnica igual a do photoshop que usa apenas uma imagem para gerar o HDR. Não fica tao bom qto juntando as 3 exposições diferentes mas da pra quebrar o galho. Pra quem tem o orkut ai vai o link de uma HDR que eu fiz usando so imagem e o CS5 http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=9385216474133073458&aid=1283002384
HDR
A proposta do vídeo postado até foi boa, mas combinou somente duas "exposições" em fotografia estática tem que ter pelo menos 3 exposições, facilmente obtida em uma câmera com controle de bracketing... por favor não deturpem o conceito HDR com esse modismo da Apple...
HRD
Por favor consultem um fotografo da confiança de vcs e confiram se HDR pode ser feito sem tripe e em imagens não estáticas como está sendo "vendido" pela Apple... HDR em IPHONE FAKE !!
Exibir mais comentários