Parecia que um termo como HDR estava destinado a permanecer recluso aos profissionais e entusiastas de fotografia.Isso, é claro, até Steve Jobs apresentar uma nova versão do iOS que coloca em evidência a técnica de combinar diferentes níveis de exposição em uma mesma imagem.

Agora que todos conhecem o HDR e pelo menos têm uma pequena noção do que essa técnica faz e o efeito que ela gera, acredito que essa novidade pode ser interessante: um pequeno estúdio em San Francisco chamado Soviet Montage conseguiu produzir vídeo em HDR.

Para tanto foram utilizadas duas DSLRs de primeira (duas Canons EOS 5D Mark II) acopladas a um dispositivo ótico que permite que elas captem exatamente a mesma imagem. Daí bastou ajustar cada uma para uma exposição diferente e gerar o vídeo em HDR combinando as imagens das duas na pós-produção.

O efeito permite novas possibilidades na filmagem, como por exemplo filmar uma pessoa contra a luz e ainda assim conseguir boa visibilidade de seu rosto ao mesmo tempo que se atenua o excesso de luminosidade vindo de trás. Na amostra a seguir conseguimos ter uma idéia das possibilidades que a nova técnica nos traz.


(vídeo do Vimeo)

Percebe-se que é possível experimentar diversos ajustes na pós-produção, gerando tanto efeitos mais naturais como também visuais que me parecem feitos sob medida para algumas cenas de filmes de ficção científica. De qualquer maneira, é um novo recurso à disposição dos artistas que capturam imagens em movimento e que certamente pode se tornar útil em seus vídeos.

Com informações: Soviet Montage.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados