Depois de usar o Office 2010 versão final pela primeira vez, ficou evidente para mim que tratava-se de um refinamento da edição anterior, o Office 2007. Para quem compra um computador novo, é certamente o melhor pacote de produtividade que existe por aí (por favor, não me venha falar de BrOffice :P).

Com o uso contínuo dos aplicativos, no entanto, as diferenças começam a ser notadas. E foi em um dia corrido na redação da faculdade que eu notei que no Word 2010 é muito mais fácil inserir capturas de tela de qualquer aplicativo que esteja aberto.

Normalmente essa tarefa seria realizada por meio da tecla Print Screen, sendo necessário depois colar a imagem no Photoshop e exportar em formato web (ou então acionar a Ferramenta de Captura do Windows Vista e Windows 7 para isso). Já no Word, é tão simples quanto dar três cliques.

Inserção de captura de tela no Word

Na edição normal de página, clique na guia (ribbon) Inserir, selecionando Instantâneo em seguida. Na janelinha que abrir estarão todos os programas rodando no Windows e que estejam abertos no momento (ou seja, programas minimizados não aparecem na lista. Escolha a screenshot que você quer adicionar ao seu documento e prontinho, ela vai aparecer no ponto em que o cursor de texto está piscando.

Resultado final

O resultado será similar ao da imagem acima. Com a captura incluída no texto, você ainda vai poder modificá-la, colocar efeitos, diminuir ou aumentar o tamanho. Aí fica a seu critério.

Word 2010: inserção do Recorte de Tela

E se o usuário quiser adicionar uma área da tela equivalente a mais de uma janela de aplicativo? Simples, vá em Inserir > Instantâneo e escolha Recorte de Tela. Repare que a a tela do computador ficará levemente acinzentada. Agora é a hora de escolher exatamente qual área deverá ser adiciona ao documento do Word.

Seleção da área cuja imagem será capturada

Mais uma vez, depois que a captura de tela é incluída no documento, as diversas modificações em imagens que o Word 2010 oferece também são válidas para esse tipo de imagem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados