Finalmente uma boa notícia para os fãs do Google Wave, serviço revolucionário – e quiçá, incompreendido – de comunicações colaborativas que teve sua morte agendada para o final do ano há cerca de um mês por sua empresa-mãe. Ontem o blog oficial do Wave anunciou que todo o código-fonte do serviço estará disponível para que desenvolvedores rodem-o como uma aplicação a partir de seus próprios servidores ou aproveitem alguns de seus recursos em seus próprios serviços, num projeto chamado Wave in a box.

“Estamos aumentando em cerca de 200 mil linhas o código que já oferecíamos”, diz o post que apresenta a novidade, que também diz que o Wave in a box irá oferecer “um pacote de aplicações que inclui a criação de um servidor e um cliente web” para o serviço, suporte para conversas colaborativas, o futuro desenvolvimento de uma loja de apps e suporte a gadgets e APIs, entre outros recursos.

Além de oferecer maiores oportunidades para os desenvolvedores, com o Wave in a box o Google também pretende atender aos usuários que se sentiram órfãos com o fim da linha do serviço. “Desde o começo o Wave foi nossa visão de uma nova geração de comunicação e ferramentas colaborativas. A resposta da comunidade de desenvolvedores foi incrível e gratificante. (…) Quando o Wave in a box for uma aplicação funcional, seu futuro será definido por suas contribuições”, afirma o Google.

Com informações Google Wave Blog

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
O Google é foda, os caras vão dar sobrevida ao Wave dessa maneira, aposto todas fichas nisso
Daniel Drumond
Espero que alguém consiga tornar popular essa maravilhosa ferramenta, =D.
Daniel Drumond
o_õ. Bem, no início, realmente não havia como apagar as mensagens/blips (apenas editar, se não me engano). Mas, agora para apagar um blip basta usar da mesma forma que "oculta" um recado no orkut. Clica n setinha e depois deletar. @[email protected]". Acho que para ser mais simples, só tendo um botão enorme deformando o layout, xD!
Daniel Drumond
E que vença o melhor, =D.
Bruno Gall
Concordo
kylefurtado
Google nada menos é do que esperta. Quem melhor que usuários-programadores para modificar/melhorar/etc um programa tornando acessível ao usuário leigo/comum ?!
@maisdetrinta
Essas coisas revolucionárias são assim mesmo, incompreendidas. Quando Copérnico entrou numa de dizer que a Terra não era o centro do universo, ninguém entendeu. A idéia foi muito rejeitada a princípio. E a Inquisição quase passou o cerol no mané do Galileu, que vivia dando moral à tese.
Guilherme Reis
Basicamente isso! E comece a corrida!
Kadu
Sim! Seria mais interessante um Google Wave integrado ao Gmail do que o próprio Google Buzz integrado ao serviço.
Fabio Campos Coelho
Pra falar a verdade tenho um e nem sei pra que eu tenho. Se fosse integrado ao Gmail (assim como o Buzz), com certeza faria bom uso. [ ]´s
@nirthaky
de fato muito pouco intuitivo, nao so pelas mensagens como pelos outros serviços, acho que ninguem nunca conseguiu explora-lo por completo... maaas agora com o codigo disponivel, quem sabe neh
@shangraf
Sei la cara, o google wave eh muito complexo e pouco intuitivo. ate hj eu nao sei como apagar mensagens.
Alexandre
Praticamente tao dando o servico para outros tocarem...
@juanlourenco
Ou seja, um monte de desenvolvedores vão pegar o pacote, fazer modificações e tentar fazer sucesso com isso. Quem conseguir será comprado pelo Google absorvendo o Wave de volta com melhorias e fama.