Início » Arquivos » Internet » Sem ansiedade com o Wave

Sem ansiedade com o Wave

Avatar Por

Google Wave em obras

Confesso que não entendi o Google Wave quando ouvi falar dele pela primeira vez. Me pareceu um misto de cliente de e-mail com chat online, e só consegui visualizar seu verdadeiro potencial quando assisti a uma apresentação de Stepnahie Hannon, gerente de produto do Google no Developer Day de São Paulo.

Mas ainda faltava alguma coisa, acredito. O Google, que inventou a moda de convites para serviços na web, desta vez resolveu manter as expectativas baixas, pelo menos por enquanto. Deu acesso aos seus funcionários, distribuiu senhas para desenvolvedores, e só para eles.

O Google tem um bom motivo para manter o Wave fechado: ele é um produto em mutação. Quem trabalha lá afirma, sem sombra de dúvida, que a ferramenta já mudou bastante graças ao feedback dos Googlers. Eu consegui acesso ao Wave num ato de sorte, acredito, e confirmo: é um produto que tem algo diferente, novo, pelo menos a cada duas semanas.

O choque inicial de usar o Wave é inevitável. Para quem passou a vida toda usando clientes de e-mail, webmails e programas de mensagens instantâneas em instâncias separadas, o Wave confunde no começo. Ainda mais para quem tem a conta de developer, já que automaticamente você recebe uma tonelada de mensagens antigas com conversação em vários idiomas e com gente tão perdida quanto eu chegando ao mesmo tempo.

Aos poucos, descobre-se os pequenos prazeres do Wave. Mudar o ícone do seu perfil é um avanço enorme (veja na tela acima que tem um monte de perfis genéricos, sem imagem). Adicionar a Rosy, tradutora, e o Settie, robô de aplicativos, já ajuda um pouco.

Além de ser um produto em mutação, o Wave tem uma rede a crescer. Não conheço quase ninguém que está lá (ei, não sou desenvolvedor, afinal), tenho dois contatos que nunca estão online ao mesmo tempo que eu. O Wave é algo para acompanhar sem pressa. Quando abrir para um teste aberto maior, previsto para setembro, muita coisa será diferente e melhor. Pode apostar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ibraim
Eu continuo não entendendo muita coisa do Wave. Já tenho acesso, mas não vejo nenhum "Ó".
Luiz
O Wave só estará disponivel em setembro, mais como faço para conseguir um convite antes ?
Alisson melo
caraca,isso e muito bom. Já tem um tempo que tento testar o Wave!
Marcus Correa
Henrique, consegui um DEV PREVIEW do Wave, porem, ainda não consegui destrinchar nada (ah, só consegui mudar meu avatar do email). Se tiver um tempinho para me dar umas dicas, me contate por email. Desde já, obrigado pela força, ótimo post esse!
Walter Vieira
O Google Wave vem de encontro com a era que estamos vivendo, a cahamada "Era das Redes Sociais". Vejo ele dessa forama, mais do que um simples integrador de tecnologias, e sim um software capaz de mudar as nossas vidas, assim como foi com o Google (Busca), em um futuro bem próximo será dificil viver sem ele. Vamos acompanhar as novidades e aguardar a liberação para testarmos...Estou Ancioso..."Opa, desculpe Henrique, escapou..rss". Muito bom o Post! Abraço
Thiene de Oliveira S.
Ah tem como você burla o Software pra eu não ? ^^ hihihihhi abras.
Thiene de Oliveira S.
Desenvolvimento Show de bola, se for mesmo o resultado de todas expectativas positivas não tem por que não dar certo, acredito eu que no começo será um baque, mais todo processo inovado e novo (tecnológico) tende a ser algo diferente e esquisito ^^ , com resultados espetaculares estamos a espera do Google Wave que venha e será bem vindo ! xD.