Início » Arquivos » Brasil » 100 cidades brasileiras estão no Plano Nacional de Banda Larga; confira lista

100 cidades brasileiras estão no Plano Nacional de Banda Larga; confira lista

Avatar Por

Brasileiros que residem em cidades cuja oferta de banda larga medíocre ou inexistente têm uma luz no fim do túnel a partir dessa quinta-feira (26). A Telebras divulgou a lista inicial de 100 cidades que serão contempladas pelo Plano Nacional de Banda Larga, uma tentativa governamental de ampliar o acesso a esse serviço.

As cidades têm uma população conjunta estimada em 14 milhões de habitantes, de acordo com a Telebras. Nenhum município do Sul do país entrou na lista, e somente Tocantins representa o Norte do país. O Nordeste é a região que tem mais municípios beneficiados, pois serão 58 (mais da metade) no total.

O Plano Nacional de Banda Larga prevê a popularização do acesso à internet, com velocidade mínima de 512 Kbps, por preços que variam de R$ 15 a R$ 35. A Telebras vai fornecer a infraestrutura de telecomunicações do projeto, mas precisará de parceiras (as demais operadoras) que levem a banda larga até a casa do cliente.

A própria Telebras já admitiu que será difícil cumprir o cronograma do PNBL, que determina que mais de mil municípios brasileiros sejam cobertos pela banda larga popular até 2011. Para tanto, a estatal soliciou R$ 1,4 bilhão para capitalização e execução de investimentos. Cerca de R$ 600 milhões serão utilizados em 2010, com os outros R$ 800 milhões previstos para 2011.

Listagem

Confira abaixo a relação de cidades que estarão no Plano Nacional de Banda Larga, ordenadas por Estado.

  • Arapiraca (AL)
  • Messias (AL)
  • Palmeira dos Índios (AL)
  • Joaquim Gomes (AL)
  • Pilar (AL)
  • Rio Largo (AL)
  • Feira de Santana (BA)
  • Itabuna (BA)
  • Camaçari (BA)
  • Governador Mangabeira (BA)
  • Eunápolis (BA)
  • Governador Lomanto (BA)
  • Muritiba (BA)
  • Presidente Tancredo Neves (BA)
  • Sobral (CE)
  • São Conçalo do Amarante (CE)
  • Quixadá (CE)
  • Barreira (CE)
  • Maranguape (CE)
  • Russas (CE)
  • Cariacica (ES)
  • Domingos Martins (ES)
  • Conceição da Barra (ES)
  • Piúma (ES)
  • São Mateus (ES)
  • Vila Velha (ES)
  • Itapemirim (ES)
  • Anápolis (GO)
  • Aparecida de Goiânia (GO)
  • Trindade (GO)
  • Águas Lindas de Goiás (GO)
  • Alexânia (GO)
  • Itumbiara (GO)
  • Imperatriz (MA)
  • Paço do Lumiar (MA)
  • Presidente Dutra (MA)
  • Porto Franco (MA)
  • Grajaú (MA)
  • Barra do Corda (MA)
  • Barbacena (MG)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Conselheiro Lafaiete (MG)
  • Ibirité (MG)
  • Sabará (MG)
  • Uberaba (MG)
  • Ribeirão das Neves (MG)
  • Santa Luzia (MG)
  • Campina Grande (PB)
  • Campo de Santana (PB)
  • Araruna (PB)
  • Riachão (PB)
  • Dona Inês (PB)
  • Bananeiras (PB)
  • Duas Estradas (PB)
  • Carpina (PE)
  • Tracunhaém (PE)
  • Nazaré da Mata (PE)
  • Paudalho (PE)
  • Limoeiro (PE)
  • Aliança (PE)
  • Piripiri (PI)
  • Campo Maior (PI)
  • José de Freitas (PI)
  • Piracuruca (PI)
  • Batalha (PI)
  • São João da Fronteira (PI)
  • Angra dos Reis (RJ)
  • Nova Iguaçu (RJ)
  • São Gonçalo (RJ)
  • Piraí (RJ)
  • Mesquita (RJ)
  • Rio das Flores (RJ)
  • Duque de Caxias (RJ)
  • Casimiro de Abreu (RJ)
  • Santa Cruz (RN)
  • Nova Cruz (RN)
  • Passa e Fica (RN)
  • Parnamirim (RN)
  • Lagoa d’Anta (RN)
  • Extremoz (RN)
  • Açú (RN)
  • Nossa Senhora da Glória (SE)
  • Barra dos Coqueiros (SE)
  • Laranjeiras (SE)
  • Japaratuba (SE)
  • São Cristóvão (SE)
  • Carira (SE)
  • Campinas (SP)
  • Guarulhos (SP)
  • Pedreira (SP)
  • Serrana (SP)
  • Conchal (SP)
  • Embu (SP)
  • São Carlos (SP)
  • Gurupi (TO)
  • Araguaína (TO)
  • Guaraí (TO)
  • Paraíso do Tocantins (TO)
  • Wanderlândia (TO)
  • Porto Nacional (TO)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Darlei Silva Sathler
Minha cidade precisa muito de uma internet de qualidade, somos cidade polo na região temos redes de lojas com uma grande população e no entanto ainda não temos uma internet descente http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=313940 por favor como podemos fazer pra solicitar que venham pra nossa cidade???
????r Cerqueira
essa net nunca chegou em piracuruca
Maxwell Santos
2013 já nada de chegar em quixadá-ce ;/
[email protected]
CARAMBAAAA mais uma vez o pará fica de fora....olha? os indios ja tem net de graça ha muito tempo atraz
ajmaboni
desculpe se tiver subestimando seu conhecimento quanto a estrutura no mato grosso, mas ela existe com o detalhe de ser de uma operadora só,portanto se em terra de cego quem tem um olho é rei, imagine o rei quem tem os dois olhos nessa mesma terra, PORTANTO, falta é fiscalização de parte do órgão regulador. Pago 1000kbps, recebo 680 kbps por um pacote que me disseram que teria direito a 200 minuto de telefone local( meu ddd65) não consigo ligar pra empresa que minha esposa trabalha (8km) de casa. essa história de cada operadora fazer um pacote de oferta pra ela mesma, é a maior enrolação. É uma picaretagem total, um roubo , uma falta de consideração com o cliente, isso tudo se resume em duas letras OI. QUE SAUDADES DA EMBRATEL NACIONAL, QUANDO PRECISAVA LIGAR PRA ALGUEM ERA SÓ IR NO POSTO TELEFONICO, ESPERAR NA FILA, LIGAR, PAGAR O JUSTO E IR PRA CASA SEM TER QUE ESPERAR UMA CONTA FARAONICA NO FINAL DO MES. ISSO É O RESULTADO DAS PRIVATIZAÇÕES MAL FEITAS E NÃO SOU CONTRA PRIVATIZAÇÕES, BEM ESCLARECIDAS.
@EmanuelSchott
Sim, mas o problema é que por esse preço proposto, qlq operadora ja conseguiria entregar essa velocidade, o governo dando incentivo ou não... tanto que elas ja praticam esse preço em algumas regiões onde a concorrencia é forte. Pra mim banda larga popular é a do Japão, 100mbps por R$50,00!!! Aqui no Brasil nem precisava nem chegar a isso, se fizessem 1mbps por R$15,00 ja estava mt bom.
EDSON
Não tem nada ver com internet boa ou ruin em todo o estado, mas sim, disponibilizar acesso a banda larga mais barato para as classes c e d.
joao neto
quando chega em fortaleza, j´que o governo implatou o cinturão digital aqui no ceará, já tá mais do que na hora de fazer isso,mesmo, pois essas empresas já ganharam muuuuuuuuuuuuuuuuuuito,já na vez do pobre...
rafael
eu sou de pedreira e aqui já tem um plano de net via radio gratis só q chega a 250 kbps estou ancioso para chegar esse plano de banda larga :)
wagner
Isso porque Mato Grosso é uma ilha, não tem estrutura, é mais facil distribuir internet onde já tem estrutura
Zenil
O Centro-oeste não existe? Mato Grosso e Mato Grosso do Sul só serve para produção de grãos? Politicagem que só pensa onde têm muitos votos. Cambada de vagabundos.
lucano
porquer coruripe é esquecido pelo governo, lembre pelo menos de coruripe. nos precisamos tambem.
Lyniker Bryan
É meu amigo, lembre-se q vcs estão roubando nossa net, aqui de BV! O acordo foi de RR, não lembro de AM.
arlesandro
eu sou de serrana ja tenho net de 4mb a R$80,00 mas o que vim melhor é lucro eu ouvir falar e possibilidade de 100mb
Helen
E o RS heim???? Que sacanagem...
Exibir mais comentários