O Gmail pode ganhar novas características no seu cliente de bate-papo e se tornar um cliente completo de ligações, é o que aponta Tom Krazit do blog Relevant Results. Segundo as fontes de Krazit, o Google estaria testando o recurso de fazer chamadas por VoIP e sua interface seria bastante similar ao serviço de redirecionamento de chamadas Google Voice.

A captura de tela enviada pelas fontes de Krazit mostra que as ligações para números canadenses e americanos seria gratuito, enquanto que chamadas feitas para o resto do mundo seriam cobradas, porém com taxas “insanamente baixas”. O serviço também permitira o recebimento de chamadas.

Essa característica, claro, não estará poderá estar disponível fora dos EUA ou Canadá. Afinal de contas o Google não tem servidores o suficiente para sustentar uma rede VoIP que permite ligações de graça em todo o mundo. Fora que isso iria levar à falência quase todas as Telecoms do planeta e posso apostar que as operadoras de telefonia norte-americanas já não estão contentes sequer com o rumor desse serviço.

Com informações: CNET.

Atualização às 14:04 | E o Google acaba de oficializar os rumores: a habilidade de fazer ligações VoIP está sendo ativada para usuários do Gmail. Ainda não sabemos se todos os usuários ao redor do planeta terão essa habilidade ou se ela ficará restrita aos EUA e Canadá (por via das dúvidas alterei o último parágrafo do texto). E a taxa para ligações internacionais é mesmo “insanamente baixa”: uma chamada para Paris custou 2 centavos de dólar.

Atualização às 14:18 | Segundo um post no blog do Google Voice, a habilidade de fazer ligações estará disponível apenas para usuários do Gmail dentro dos EUA. Nem seus vizinhos canadenses terão acesso à essa função. Fuén.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo Venceslau
Galera, vejam essa matéria do G1: Gmail registra mais de 1 milhão de ligações no 1º dia de serviço http://bit.ly/dkS4vk Mto bacana! Vamos aguarda por aqui.
Web Dicas
GOOGLE, VC CONSEGUE! [2]
Web Dicas
duvido que o skype acabe tão fácilmente
Diego Andrade de Mendonça
Fiz a ligação de teste, funciona perfeitamente, sem nenhum tranco e barranco :D, ligação bem limpa belezinha, uma coisa que notei é que você só precisa ter o IP americano para ativar o serviço eu fiz um teste e depois de ativo pode desligar que ele funciona, só não pode dar reload na página do gmail porque ai ele volta a sumir!! Mas é isso fácil de usar sem nenhum grande problema!!!
Gustavo Venceslau
Muito bom Diego! Posta sim... abraços.
Diego Andrade de Mendonça
Consegui ter acesso ao serviço através de um VPN que possuo nos EUA, porém ainda não consegui ligar (o dono do telefone não estava em casa) mais tarde postarei alguma opinião sobre o assunto!!!
Daiane [@VivoVerde]
Há.... creio que logo chega em terras tupiniquins... alguém quer apostar? hehe
gsctt
Ta aí a razão de a Google recentemente ter-se unido à Verizon para pregar neutralidade na rede. Obviamente, com esses anúncios, as companhias de tráfego telefônico ficariam iradas (iradas é pouco!) e lutariam para restringir o acesso dos usuários aos serviços da Google. =P
kylefurtado
Realmente. Vamos todos nos preparar. QQQ
Bruno Gall
Google VS Skype?
Fabiano
Google Teleporter - vai ver que é o que eles usam na Enterprise! #momentonerd
Gustavo Venceslau
Assim que o GOOGLE dominar o Mundo, qual será seu próximo passo? Isso está ficando preocupante...
Gustavo Venceslau
O goolge está fazendo tudo para cercar todos da rede... Quando ele tiver pleno domínio, o que será o próximo passo? Isso que me preocupa.
JoseRenan
hum deve ter muita gente ai com dor de cabeça
Caio Alexandre
MicroGoogle? euacredito.
Exibir mais comentários