Início » Arquivos » Celular » Motorola confirma (mas não explica) falta de atualização do Android no Brasil

Motorola confirma (mas não explica) falta de atualização do Android no Brasil

Avatar Por

Se você estava esperando mais um pouco para adquirir um smartphone da Motorola com a versão mais recente do Google Android, é bom começar a pensar em outras alternativas de outros fabricantes. A Motorola confirmou nessa semana que, diferentemente do que vai acontecer nos Estados Unidos e países da Europa, no Brasil não vai haver atualização para os aparelhos que já foram vendidos.

Depois que a Motorola americana anunciou que disponibilizaria o Android 2.2 (Froyo) para os clientes que possuem um Motorola Milestone (conhecido como Droid por lá), ficamos na dúvida se haveria ou não a mesma atualização para os produtos vendidos no país.

Android 2.2? Nem queria mesmo...

Eis que, agora há pouco, chegou o banho de água fria: consultada por nós, a Motorola brasileira confirmou que não vai fornecer o Android 2.2 para quem já tem um Milestone. O Motorola Dext e o Backflip, que estavam para receber o Android 2.1 nos Estados Unidos, também tiveram a atualização negada.

Segue abaixo exatamente o que a Motorola nos informou:

A Motorola reforça que está comprometida em manter a evolução constante das experiências de seus smartphones Android, trazendo periodicamente atualizações de software. A empresa busca a melhor combinação de hardware e software para cada dispositivo e toma suas decisões baseadas em uma série de fatores de mercado que depende das negociações com cada operadora, com a Google e do planejamento do portfólio da Motorola no Brasil.

No que se refere aos upgrades de software, a Motorola informa que não disponibilizará a atualização do Dext e do Backflip para a plataforma Android 2.1, nem do Milestone para Android 2.2.

Esquisito, não? A melhor combinação de hardware e software eles já têm, tanto que vão oferecer a atualização em outros mercados. A negociação com o Google pelo visto funcionou, senão nenhum aparelho Milestone com Android 2.1 poderia receber o Android 2.2. Por fim, restam as negociações com as operadoras brasileiras, que realmente podem ser um problema, e o planejamento estratégico da Motorola Brasil.

Questionada sobre de onde partiu essa decisão, a Motorola brasileira não informou se a matriz ou a subsidiária foi a responsável, mas confirmou que tais decisões são alinhadas entre as duas. Mais uma vez, o “planejamento do portfólio da Motorola no Brasil” é citado como motivo para a decisão.

Resta saber se a Motorola faz isso para garantir um pouco mais de mercado para si, vendendo Milestones com Android 2.1 agora, mas com intenção de mais para frente lançar o Milestone rodando Android 2.2 no mercado, apenas para quem comprar um novo aparelho. É essa é a impressão que eu tenho. Tenho certeza que é a impressão que você, nobre leitor, também tem.

Sugestão enviada pelo leitor Rafael Estevan. Valeu, Rafael!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bugaloo
Em tempo, gostaria de saber de onde exatamente veio a informação, já que no site oficial da Motorola continua constando a previsão para o primeiro trimestre de 2011: https://supportforums.motorola.com/community/manager/softwareupgrades
bugaloo
Assino embaixo.
bugaloo
Desrespeito é mesmo a palavra. Comprei um Milestone há menos de dois meses. O aparelho ainda tem quase um ano de garantia e agora ficamos sem atualização? O pior é que já em Dezembro, a Motorola dizia que iria atualizar no primeiro trimestre de 2011. Isso tem nome: "Propaganda enganosa!" Se realmente não lançarem o 2.2 pra o Milestone, na próxima vou de Samsung.
Márcio Henrique
É PESSOAL PAGUEI 1200,00 NO I1 DA MOTOROLA E ELE VEM COM ANDROID 1.5 E ENTREI EM CONTATO COM A MOTOROLA E DISSERAM, QUE ESSE APARELHO NÃO TERÁ ATUALIZAÇÃO,É UM BOM APARELHO MAS TEM LIMITAÇÕES.VIDEOS EM FLASH NA WEB ,SÓ COM ANDROID 2.0 ,TRANSFERENCIA BLUETOOT ,SÓ PARA CARRO E FONE DE OUVIDO.MAS É O UNICO DESSA CATEGORIA QUE TEM PTT SERVIÇO NEXTEL.LEVEI GATO POR LEBRE.NUCA MAIS MOTOROLA!!!!!!!!!!!!!
@lebravo
É, espero que a Motorola BR veja esse post e seus comentários.
Christian
Olha, eu possuo um iPhone 3GS rodando o iOS 4.0.2 e um BlackBerry Bold 9700 e posso dizer que foi o casamento perfeito, o que um não atende, o outro vai lá e mata a pau e vice-versa. Se eu pudesse recomendar a compra de um aparelho, ou dois se possível, com certeza seria um destes dois ou os dois juntos. Claro que eles não são perfeitos, mas posso garantir que a experiência de ter os dois aparelhos ao mesmo tempo é fabulosa. Eu tive um Motorola Quench, não consegui aguentar o celular por mais de 1 semana, simplesmente tem um touchscreen terrível e o Android é um sistema completamente dependente de internet, claro que possuo planos de dados nos meus dois telefones, mas nenhum deles me deixa na mão se eu ficar sem internet. Em pensar que eu quase comprei essa bomba do Milestone, mas ai conheci o iPhone e ele mudou minha experiência com celulares e depois de usar um bold 9000 e um 8520 não teve como resistir ao charme do 9700 que é uma enorme evolução em matéria de BlackBerry. Nunca estive tão satisfeito com smartphones como estou com essa bela dupla, quando trocá-los, com certeza será pelo iPhone 4 e pelo Torch 9800 ou outro BBerry superior.
Paulo
Eu não tenho um Milestone mas já fiz uma reclamação no reclameaqui. Pra mim isso é uma ofensa a todos os brasileiros.
Lex
Todos? Que eu saiba, quem manda no meio corporativo, aqui, como nos USA, Canadá é a RIM, fabricante dos Blackberry.
Bruno Reis
Fico impressionado com a capacidade de Apple em mudar o mundo. Antes do iPhone, quem pensava em atualizar o sistema operacional do celular? Ou mesmo instalar aplicativos em celular? Somente meia dúzia de geeks como eu, hehehe. No Android, "o sistema aberto", quem define o que você pode usar ou não são as operadoras. O único celular com Android que realmente poderia valer a pena é o Nexus One, mas o Google já fez o velório dele, só falta marcar o dia do enterro. Piada o que a Motorola e todas as empresas que adoraram o Android está fazendo né!!! Outro bom artigo sobre este assunto, eu li aqui: http://applemania.info/?p=5813
Daniel
É por isso que a apple continua dominando o mercado em TODOS os seguimentos em que trabalha, preocupação com o consumidor final. A motorola é só mais uma dentre TODAS as fabricantes de celulares que acha que Brasileiro não atualiza sistema, atualiza o aparelho todo!!!! Acorda Motorola, vcs ressurgiram das cinzas graças ao android, não percam novamente o pouco mercado que acabaram de recuperar.
DVC
Se ótimo é igual a LENTO... então tá ÓTIMO!!!
DVC
Pisadas gigantescas, diga-se de passagem! A Apple faz um monte de cagadas também.
Rodrigo Fante
Também tenho o primeira geração, mas neste caso faz sentido, ele é muito mais lento que o de segunda geração que já sofre pra rodar o iOS4, ou seja, a Apple não libera, simplesmente porque a experiência do usuário seria péssima. Neste caso a experiência não mudaria nada, o sistema chega a ser mais leve inclusive. Não tem comparação
@JoaoBerdeville
Que porcaria de história é essa de que a Apple "liga pros clientes"?! Sou dono de um iPod touch, primeira geração. Cadê o iOS 4 pra ele, hein? Tudo pra me forçar a comprar um novo aparelho; eu é que não caio mais nessa! Extra: Antennagate e reflita sobre essa história de Apple ter cuidado com o consumidor.
@sulbus
a Motorola não é a primeira grande amrc a boicotar o nosso mercado, seja na venda de produtos, assistência técnica ou mesmo na atualização de software como é o caso...curto muito motorola mas em matéria de smart eles deram um tiro no pé mesmo...garanto que ninguém falou nada na hora de vender os aparelhos né.
Exibir mais comentários