Aguarde…

Hoje é 24 de agosto de 2010. Aniversário de algumas pessoas, data de morte de outras…Mas se você é um bom geek, certamente vai se lembrar que, há 15 anos, nesse mesmo dia, a Microsoft lançava para o mundo um sistema operacional que prometia revolucionar a computação: o Windows 95.

Chegava ao mercado o produto anteriormente chamado de Chicago, que traria uma nova interface gráfica para milhares milhões dezenas de milhões de máquinas. Para você que reclama do seu computador de hoje,é bom dizer: os requisitos mínimos para rodar o Win95 naquela época eram um 386 e 4 MB de RAM, embora fosse recomendado ter pelo menos um 486 com 8 MB de RAM a fim de fazer um bom uso do sistema.

O Internet Explorer, que mais tarde faria a MS abocanhar o mercado de navegadores e engolir de vez o Netscape, sequer estava nas primeiras versões do Windows 95. Ele até podia ser instalado, mas somente se o usuário comprasse o Windows 95 Plus!, que vinha com uns apetrechos a mais (inclusive temas visuais horrorosos).

Seu lançamento foi tão importante que motivou uma extensa reportagem no principal telejornal brasileiro. Isso mesmo, em horário nobre, numa época em que a televisão era a principal fonte de informação (ainda é, mas você entendeu), temos o ainda menino César Tralli mostrando as vantagens do sistema:

(vídeo do YouTube)

“Você pode trabalhar na mesma tela com quatro programas de uma só vez”. Tudo a partir de um botão, o Iniciar, que foi apresentado como um dos diferenciais do sistema. Além disso, serviu de mote para toda a publicidade produzida para o lançamento do Windows 95.

Na escola, em casa, no trabalho. Com apenas um clique no Iniciar, um mundo de opções aparecia para que o usuário desempenhasse sua tarefa. Na televisão, os Rolling Stones emprestavam sua música Start It Up para a propaganda do novo sistema. Tudo parecia tão fácil, não?


(vídeo do YouTube)

E lá se vão 15 anos. Nem parece que, desde aquele 24 de agosto, já vieram vários sucessores do Windows 95: o Windows 98 em… 1998, o Windows XP em 2001, o Windows Vista em 2006 e, mais recentemente, o Windows 7 em 2009. Não, o Windows Millenium não conta. 😛

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados