Início / Arquivos / Celular /

iTV chegará em setembro e mudará tudo, diz fundador do Digg

Juarez Lencioni Maccarini

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Rose: “iTV vem aí, olê olê olá…”

Antes de mais nada, vamos aos fatos: não há fatos — é tudo boato, rumor, informações de “fontes familiares com o assunto”. Mas outro fato a ser levado em consideração é que Kevin Rose (fundador do Digg e celebridade internética nas horas vagas) parece ter boas fontes dentro da Apple — pelo menos ele tem acertado nos rumores que publicou anteriormente.

Tendo isso em vista, podemos dizer que os rumores sobre a iTV publicados por Rose no seu blog, embora não deixem de ser apenas rumores, merecem pelo menos uma consideração especial.

Basicamente, o rumor diz que a Apple lançará uma nova versão de sua set-top box atualmente chamada AppleTV. A nova versão seria rebatizada iTV, rodaria o mesmo sistema operacional do iPhone e do iPad (iOS) e seria vendida (nos EUA) provavelmente por algo em torno de US$ 99 a partir de setembro.

Rose diz que esse novo gadget “muda tudo”. Com ele surgiriam novos aplicativos relacionados a compartilhamento, transmissão em tempo real e gravação de vídeos (imaginem TiVo encontra Slingbox, mas em um único hardware, com possibilidades muito maiores).

Surgiriam também aplicativos/canais de TV “a la carte”, com os quais as grandes redes poderiam distribuir de maneira mais independente e direta seu conteúdo. Rose acredita que isso irá eventualmente destruir a indústria de TV por assinatura, visto que só o que será necessário para acessar os canais será uma conexão com a internet.

Outra possibilidade levantada por Rose é a de compartilhamento de fotos e vídeos pelo MobileMe se integrando à iTV. Imaginem receber notificações na sua TV assim que um amigo ou familiar acaba de compartilhar uma nova foto ou vídeo. Eu imagino que maravilha seria se minha avó pudesse ver todas as fotos da família à medida que fossem tiradas, bastando apertar um botão. Ela nunca mais reclamaria que eu nunca mais mandei fotos minhas a ela — o que infelizmente é verdade, pois ela não tem computador e eu não tenho o hábito de imprimir fotografias digitais. 😛

Por fim, mas não menos interessante, Rose nos convida a imaginar o iPad como um mega controle remoto, só que muito mais interativo. Imaginem, por exemplo, assistir a um jogo de futebol ou corrida de Formula 1 na TV enquanto acompanha ângulos alternativos de câmera no iPad… Haja coração, meu amigo! 😉

Com informações: Kevin Rose Blogg.