Logo-Telefonica-2 A Telefônica apresentou na última quarta-feira à Anatel o plano de recuperação do Speedy, que no dia 22 de junho foi impedido de vender novas assinaturas do serviço por causa das várias panes acontecidas ao decorrer do primeiro semestre. O plano, no entanto, está acompanhado do motivo mais absurdo para as tais panes: os assinantes das classes A e B utilizam a maior parte da banda para uma determinada região (por isso são chamados de heavy-users – usuários pesados) e os clientes das classes C e D sofrem por causa disso.

Imagina-se que uma empresa que provê internet estaria ligada nas últimas tecnologias relacionadas à rede, certo? Aparentemente não é assim que a Telefônica funciona. A dificuldade que ela relatou não é um problema isolado, pois ocorre com operadoras de internet ao redor de todo o mundo. Nos EUA, por exemplo, o provedor de banda larga Comcast já viu seu tráfego alcançar níveis estratosféricos com o passar dos anos, enquanto que sua base de assinantes não sofreu um aumento proporcional. Por causa disso, ela aplicou (por um tempo) práticas de gerenciamento de rede que diminuíam e até impediam o compartilhamento de arquivos em redes P2P. Mais tarde ficou provado que as redes P2P nada tinham culpa na falta de banda. Mesmo assim, o argumento que a compania provedora do Speedy está usando agora é exatamente o mesmo.

Utilizando uma analogia, é possível dizer que a Telefônica é uma empresa aérea que pratica constantemente overbooking dos seus voos. Ela vende mais lugares nos aviões do que tem capacidade para transportar, fazendo com que os passageiros que chegaram mais tarde tenham que pegar o próximo vôo ou trocar de compania aérea, sendo que alguns passageiros sequer dispõem de alternativa à Telefônica para viajar. A pior parte é que ela culpa as enormes malas transportadas pelos seus clientes como o principal motivo de não terem vôos suficientes.

A solução encontrada pela Comcast, e que deveria ser seguida pela Telefônica, foi disponibilizar uma maior e melhor infra-estrutura para atender ao crescimento do mercado e os atuais clientes, além dos limites de tráfego que já estão implantados. São decisões como implantar novas tecnologias, contratar mais banda para certas áreas e, se necessário, cobrar mais pelo serviço. Se for de melhor qualidade, por que não?

Em suma, sim, é possível que 10% do total de assinantes utilize 60%, 70% ou até 80% da banda de tráfego disponível como a Telefônica alega. Porém, esses usuários não estão usando mais do que o contratado, em termos de velocidade. Eles só usam mais constantemente do que os outros usuários. O culpado principal, portanto, não é o compartilhamento de arquivos, mas o despreparo da empresa ao prover o serviço.

Ao fazer uma assinatura de 4 Mbps e usar os 4 Mbps constantemente todos os dias, você está dentro do limite estabelecido pelo seu provedor de banda larga e eles deviam garantir que essa velocidade fosse constante. Ao invés disso, muitos deles fazem o contrário e prometem os famosos 10% mínimos de velocidade. E muitas vezes te deixam esperando pelo voo seguinte.

Update: Em entrevista *exclusiva* à rádio CBN e ao Globo News, o Presidente da Telefônica Antonio Valente, disse “Não quero usar isso como justificativa para os problemas, mas […] o número de clientes do serviço cresceu oito vezes em 30 meses”. Ele também disse que “em nenhum momento, a operadora quer subtrair a sua responsabilidade”, quando questionado sobre a falta de antecipação no volume de tráfego. As melhorias na rede devem começar nos próximos 30 dias, até lá os usuários podem ou não ter instabilidade na conexão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

erika
orienta aguardar o tecnico no prazo de 48h sendo que o mesmo venceu o defunto fedeu e foi enterrado eo tecnico? moral da história: deve ter sido enterrado junto com o defunto ou será que o técnico era o defunto????.... . Em uma cidade como São Paulo, onde trilhões de pessoas em tudo que se vai fazer usa internet e como brinde a telefonica deveria ter um pingo de respeito para com seus clientes, e contratar pessoas qualificadas para trabalhar em suportes tecnicos com isso ajudaria é muito na deficiencia de seus serviços prestados....ai sim poderia usar e abusar do seu comercial..tipo: ligue 0800 77 15 89 você terá uma equipe especializada 24h horas por dia para atende lo...olha que engraçado " melhorar sempre: o seu desejo é o nosso"....piada mesmo hein....vai se fuder depois de tres dias sem solução de problema e ainda sou obrigada a ler isso. Já não bastasse ter que ouvir teleoperadores ricdicularmentes leigos e despreparados com uma decoreba imbecil de procedimentos horrivel ainda tenho que me sujeitar lendo uma palhaçada dessa se não sabe o que vai fazer primeiro procure aprimorare seus conhecimentos, teste os seus serrviços, detecta as falhas, solucione oproblema que causou finaliza oque começou mas nunca deixe um cliente em uma situação de ?? esta perdendo a credibilidade, e a concorrente tomando frente e mostrando o melhor e melhor que isso sabendo fazer e acontecer, resposta vem de imediato para o cliente...
Jaqueline de Marco
Tudo o que vc falou é bem real, Rafael! Há alguns anos tenho o serviço de banda larga SPEEDY da Telefônica, e há uns 3 ou 4 meses tenho problemas sérios de conexão. No início eram problemas pontuais (que mesmo assim que causavam o transtorno de ter que ligar para o "help desk" pouco eficiente deles), mas hoje em dia os problemas são constantes! Passo dias direto sem conexão! E quando consigo alguma, dura somente alguns minutos! Um técnico do SPEEDY já veio aqui duas vezes e outras duas vezes marquei e ele furou comigo (será que tem que pedir sempre o dobro de vezes necessárias? Vai saber, às vezes a tática deles é te vencer pelo cansaço!), mas nas duas vezes ele trocou somente o meu aparelho de modem. E, para piorar, da última vez alegou que o problema estava na placa de rede do meu computador! Para não restar dúvidas nenhuma, me prontifiquei a comprar e instalar uma nova placa de rede no meu computador. Instalei, configurei, tentei conectar e nada. O problema da falta de conexão continuava! Fiz mais um teste, pegando emprestado um notebook, configurando ele para ter acesso a minha conta, tentando conectar e... NADA! Imagina a raiva que eu senti! Entrei em contato novamente (pela 30ª vez pelo menos) com a TELEFÔNICA e exigi uma solução (pois há de concordar que é um completo descaso! Além de estar com a conta em dia com o SPEEDY e o provedor Terra, eu tinha gasto com a placa de rede nova, fora o trabalho com a instalação e a humilhação de pedir um notebook emprestado para terceiros)! O atendente alegou que tinha um problema técnico com a minha linha (e como nunca arrumaram isso antes? Claro que alegaram já ter arrumado!) e que isso causava esse problema. Agendaram um técnico para VIR EM CASA hoje pela manhã para verificar o problema e FALAR COMIGO. Agora eu pergunto: vieram mesmo? NÃO! A internet (como sempre) voltou milagrosamente a funcionar e o técnico não deu as caras! Estou farta disso! Entrei em contato hoje com a Anatel, amanhã vou procurar um loja Telefônica para pedir todas as solicitações de reparos feitas por mim nos últimos meses, vou ao Procon e "nas pequenas causas". Algo vai ter que ser resolvido! É questão de honra agora!!! A TELEFÔNICA comprou uma briga comigo. Vou divulgar em diversos lugares minha indignação com a empresa até que eles aprendam a ter respeito com os clientes! Quem sabe assim, pelo menos, o Depto de Marketing que seja me dá ouvidos! Só peço que eles façam o serviço de maneira correta! Só isso! NÃO ASSINEM SPEEDY TELEFÔNICA! JAMAIS!
denis
não percam tempo reclamando na telefonica sobre speedy,va direto ao procon,no www.divuxx.com tem um link para reclamar do speedy e esse link resolve.
Amanda
tô vendo que a galera tá tudo mudando pra net... cancelei speedy, fui pra net... e gente... INTERNET EXISTE! banda larga tá aí, pra passarmos madrugadas abusando do nosso amado torrent!! rsrsrs
duda
quer dizer que o cliente, aquele que paga pela internet furada deles, eh o responsavel? mas que absurdo!! pior que isso eh o "telefonica em açao" hahahah.. pq, naboa, alguem acredita que o speedy vai funcionar algum dia?!!
Aldemir
Atualmento uso o serviço de internet da TIM, e a velocidade muito raramente passa dos carroçais 7Kbps Up e 30Kbps Down. Usei o da Vivo e da Claro, mas o da TIM por incrível que pareça, foi o que apresentou um melhor desempenho. Tentei os serviços da Telefônica e o resultado foi muito ruim, assinei o Speed e me decepcionei, além da velocidade instável - a redução cai drásticamente - o preço é totalmente incompatível com o serviço, o acesso discado... bom não vou nem comentar dele. Estou entrando em pânico, preciso de banda larga para trabalhar, mas não vejo uma solução que responda essa minha necessidade. Um dia será melhor. enquanto isso, continuo no aguardo e passando raiva.
Klebson
Moro no Paraná e uso a Brasil telecon... O inferno aki é o mesmo... No horário das 10 da manhã até as 23 hrs, praticamente não tenho internet... Minha conexão é de 4mbps, mas é pior que a discada...
fabio
sim, isso é um absurdo e pior pra mim, que moro no interior de minas e tenho só duas opções de internet: ou discada, ou net a rádio... pago R$ 85,00 (isso mesmo, oitenta e cinco reais) por uma net a rádio de 350kbps de vez em quando fico sem net... tipo por 1 dia em cada 2 semanas... e justo no final de semana, que não tem nada pra fazer as vezes a velocidade chega a 20kb (isso quando não ta caindo toda hora) meu pc tem que ficar ligado 24 horas ou vários dias quando quero baixar filmes ou algo assim... isso eh uma p... e outra, é um IP só pra cidade inteira... ou seja: entre uns 100 usuários, 1 usuário por vez baixa pelo rapidshare é triste
Wesley
Pelo visto o problema é regional, também assino 4mbps e minha velocidade é constante em 460 KB/s, o que é bem próximo da velocidade ideal que seria 500 KB/s. Isto mesmo domingo à noite.
roberto
Ao ler isso meu ódio aumenta ,quero acreditar que vai haver mudanças, depois dessa decisão de proibir as vendas minha internet de segunda a quarta teve um aumento de desempenho , mas fica provado que de quinta a domingo o desempenho cai Eu o plano de 4mb , porem eu fico muitos fins de semana eu fico em uma variação totalmente instavel de 64k e 200k Sei que essa palhaçada não vai acabar , e para acabar basta que aqueles politicos coruptos façam alguma coisa e forcem eles a mudar o contrato de 10% para no minimo 50% Esse papo de heavy user é papo furado , sim porque ninguem fica 24hrs 7 dias por semana baixando arquivos na internet , eu como disse tenho o plano de 4mb se baixo 2 arquivos por semana de no maximo 400 megas é muito , tenho esse plano justamente porque não aguento e não gosto de esperar uma pagina carregar seja de qual site for O problema dos empresarios brasileiros na área de internet e isso se aplica a hosts tambem é que eles querem apenas aumentar o lucro , não tão nem ai com a qualidade e ai temos serviços porcos como esses Em paises organizados , a população tem internet gratis , claro que a uma velocidade de navegação , mas ja é superior a essa que pagamos , ai o cidadão quer algo de qualidade ele paga e a empresa oferece uma velocidade descente e qualidade tambem O povo brasileiro tambem é lerdo , sem união e muito manipulavel , mas tenho certeza que a blogsfera vai se unir em campanha para alertar novos usuarios sobre empresas safadas assim E outra eles não tem justificativa para reclamar , 96% dos funcionários que nos atendem la na telefonica são todos tercerizados de má qualidade , e mau pagos , os preços são salgados para esse serviço horrivel -Então a politica da empresa é essa , preço de no minimo o dobro pelo que ele vale -Empregados mau pagos , voce pensa que la tem profissional de TI para tudo que é lado ? nada maior parte é telefonista que so sabe dizer que ta tudo normal ou oferecer outro produto -Garantir 10% da banda ? então quero pagar so 10% do serviço -Vender mais e mais , plano ? não existe isso todos são planos de 1mb ,quem pagar mais tem um pouco mais de banda em dia de congestionamento quem paga menos fo... vamos vender e vender mais Fala serio eles deviam ser obrigados aplicar 50% dos lucros em melhorias
ZeEuMesmo
Muito bom o post. Também trabalhei em um provedor pequeno que ainda pratica isso de vender mais do que tem. Lamentável! O que acontece é que existem dois tipos de link: Compartilhado e Dedicado. O dedicado, por contrato, é exatamente a velocidade divulgada. Compartilhado é exatamente o contrário (rsrs), pois é no mínimo 10 % do valor contratado e no máximo o valor real, mas isso nunca acontece. Gostei do Blog. Parabens!
Filipe Kiss
Na reversal russa a telefônica culpa você! Absurdo demais isso daí. É chamar os clientes de palhaços. Quero virtua em casa logo viu, pqp.
Pedro
tenho uma pequena empresa e parte da minha renda vem de pessoas que visitam meu site. Há cerca de dois dias usuários do speedy não consguem entrar no meu site. Estou sendo prejudicado com isso. Minha família pode começar a passar necessidades porque alguem na ANATEL não tem coragem de fazer o trabalho pra que é pago.
Thiago
Parabéns pelo post, eu já estava esperando algum artigo sobre isso aqui no tecnoblog. Valew Rafael
felipe
concordo com todos essa empresa telefonica nao merece nosso crdito.uso velocidade 1 mega mais no dia 02/07/2009minha internet parecia discada.acho que a telefonica deveria fechar as portas.
Exibir mais comentários