Se pouco a pouco nossa privacidade vai diminuido, em uma cidade do México esse processo será acelerado. A empresa Global Rainmakers informou nessa semana que vai fornecer leitores de íris para as autoridades da cidade, para que sejam instalados em pontos estratégicos e monitorem a população.

Em Leon, no México, a implementação dos scanners de íris servirá para reduzir os crimes e fraudes cometidos por cidadãos. Ou pelo menos é isso o que os defensores dessa tecnologia argumentam. Por enquanto, os moradores da cidade deverão se voluntariar para ter seus olhos scanneados. Mas nós sabemos como isso vai terminar.

Um dos equipamentos fornecidos pela Global Rainmakers consegue ler a íris e identificar 50 pessoas em movimento por minuto. Não há necessidade de parar em frente ao scanner, pois ele faz a leitura de longe. Outro equipamento, dessa vez menor, terá capacidade de reconhecer entre 15 e 30 pessoas por minuto.

Por enquanto, os scanners serão instalados em locais públicos, como estações de metrô e praças.

Aplicativo registra íris (imagem: Fast Company)

De acordo com o diretor de processamento de dados da Global Rainmakers, Jeff Carter, no futuro a íris será o principal meio de identificação de pessoas. Ele disse que desde entrar em casa até abrir a porta do carro ou receber um medicamente com prescrição médica, tudo dependerá dos leitores de íris.

Big Brother? Imagina…

Com informações: Gizmodo, Fast Company.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados