O Google tem a constante política de oferecer gratuitamente a maior parte de seus serviços. Com o Gmail é assim, bem como com o Google Docs ou o Google Calendar. Chrome também. No entanto, a empresa reserva para si o direito de cobrar desenvolvedores. É o que será feito a partir de hoje com quem quiser enviar extensões para o Chrome.

Como você bem sabe, o Chrome atualmente conta com o site especial Extensões do Chrome, a partir do qual usuários podem buscar extensões para aquelas funcionalidades que o navegador ainda não tem. Tudo muito bem e muito bom, mas a segurança pode ser um problema. Para aumentá-la, o Google vai passar a cobrar uma taxa única de 5 dólares (menos de R$ 10) para que novos desenvolvedores mandem suas criações.

“Sua intenção [da taxa] é criar melhores salvaguardas contra extensões fraudulentas na galeria e limitar a atividade de contas de desenvolvedores maliciosos”, a empresa esclareceu.

Aqueles desenvolvedores que já têm suas extensões na galeria do Chrome não precisarão pagar o taxa, para alívio geral da nação.

Outra medida de segurança será a verificação de domínio das extensões. Por exemplo, a extensão Google Mail Checker (que checa se há novas mensagens; muito boa, por sinal) receberá o selo de autoria verificada, indicando ainda que a empresa responsável pela sua criação pode ser encontrada no domínio google.com.

Essa verificação é particularmente interessante porque permitirá que empresas como Twitter ou Facebook tenham uma forma de comprovar quais são extensões desenvolvidas por elas mesmas e, por isso, “oficiais”. Já a taxa de 5 dólares, um valor esdrúxulo, servirá para desestimular que usuários mal intencionados submetam extensões para a Galeria do Chrome.

Baixatudo | Google Chrome 5

Com informações: TechCrunch. Foto: divulgação Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Masterwebinter
como eu o/
@Masterwebinter
Um hackerzinho de 12 anos desenvolve 3 extensões para chrome, então melhor parar com o preconceito, ok?
Yan
E quem já tinha extensões de "sucesso" vai ter que pagar quando fizer novas?
Hernani
Bom para manter a segurança das extensões, agora vai limitar aqueles desenvolvedores mão de vaca :p
Alexandre
Da uma desmotivada para desenvolver apps mas tambem da uma boa filtrada e a tendencia é, ou diminuir apps pro crome ou só ficar boa e uteis extensoes
Rodrigo Fante
Acho justo cobrar desenvolvedores,SE, o ecosistema permitem que os mesmos tenham renda com as extensões.
kylefurtado
Realmente, 5 dólares não é nada, e gente que não tem o que fazer não utilizaria as extensões pra fazer o que não deve.
@YuryCassini
Kkkkk eu tambem rsrsrs
Bruno Gall
Quando li achei que era para nos pagarmos, ufa!
Kadu
Achei bem inteligente essa atitude. Pro desenvolvedor de verdade não vai fazer diferença, mas vai assustar os hackerzinhos por aí :D
@Athosbr99
Nada impede que algum usuário malicioso desembolse 5 conto do bolso pra colocar uma extensão infectada.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Mesmo que seja pouco, 10 reais, os criadores não vão querer ganhar algo sobre suas extensões? É a velha história de dar e receber...
Marcelo Carvalho
Sem graça. ¬¬
Felipe Autran
Por causa de cinco doláres??? O.O
Breno Brito
Logo ontem, justamente ontem q eu tava olhando como fazer extensões pro chrome... puuts! q Puta falta de sacanagem e coincidência... desistir de fazer a minha extensão =)
Exibir mais comentários