Quando o Office 2010 foi lançado no país, uma das perguntas que nós mais recebemos no [email protected] e no @tecnoblog diz respeito à compatibilidade da suíte de aplicativos com suas versões anteriores. Claro que fomos atrás para tentar resolver essas dúvidas. 🙂

Se eu comprar o Office 2010 Home & Student, por exemplo, conseguirei abrir documentos salvos no início da década, quando eu ainda usava o Office 2003? A resposta simples é sim. Já a resposta mais completa fica por conta da Ana Cláudia Alves, gerente de produtos Office da MS Brasil:

A compatibilidade é automática, pois a extensão dos arquivos é a mesma para o Office 2007 e para o Office 2010. Por exemplo, o Microsoft Word grava os documentos automaticamente em .docx nas duas versões do produto.

Isso acontece porque, desde o Office 2007, a Microsoft adota no mundo todo um novo padrão para salvamento dos documentos criados na suíte: o OpenXML dispõe os dados do documento de uma forma que permite sua recuperação de forma mais fácil, pois tudo fica mais organizado. Além disso, o arquivo final é bem menor do que aquele salvo no Office 2003, por exemplo, uma vez que passa por compressão de até 75%.

As principais extensões de documentos do Office 2010 são as seguintes:

  • Word: .docx
  • Excel: .xlsx
  • PowerPoint: .pptx

Minha mãe ainda usa o Office 2003. O que fazer? Você deve ir ao menu Office do aplicativo e clicar em Salvar como. Escolha o Nome do arquivo e, em Tipo, informe para qual versão do Office você quer salvar. No caso do Word, eu facilmente consigo armazenar o arquivo como Documento do Word 97-2003, cuja extensão é .doc.

Salvar como documento do Office 97 ou Office 2003

A desvantagem do novo formato é que os usuários de Offices antigos não têm como visualizar documentos do novo Office, embora o contrário aconteça tranquilamente. Para isso existem alguns visualizadores gratuitos.

Dúvida respondida. Próxima!

Fale com esse editor por meio do [email protected].

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Telmo Barbosa
Comigo é dificil... é que trabalho e trabalhei sempre nas versões que grava os arquivos em .doc e quando recebo em .docx não consigo abrir -.-
Antonio Augusto - Vitória ES.
Meu problema é bem oposto. Tenho documentos (planilhas) antigas salvas na minha rede, algumas tão antigas que devem ser de Office 2000. Não tenho como revisar todos estes documentos, alguns são relatórios contábeis e fiscais, não posso descartar por questões judiciais. Tentar usar estes arquivos no Office 2010 é pedir pra morrer, tamanha é a quantidade de problemas. Vínculos, formatações, formulas muito complexas, um monte de coisa fica imcompatível. Cada vêz que isso ocorre é um parto, pois cada situação acaba tendo uma solução diferente. Mais quem precisa migrar para a versão nova, tenha cuidado com o passado que pode bater a sua porta.
Caio Alexandre
O bom é que a Microsoft vai atualizando, mas mantém a compatibilidade com arquivos antigos. :D
Rafael
Roubou meu comentário. É isso aê, parem de falar mal agora...
Luispaula
Por isso prefiro o OpenOffice(Se bem que uso o BrOfficem,mais é e mesma coisa)meu pai sempre tem problemas para abrir dum docx no office de origem duvidosa no note dele. Uso o Br e pronto. Simples assim. Ps:Não fui pago p/ falar isso. :P
Hernani
Sinceramente a suite do office 2003 já deveria estar no caixão junto com o XP
Alexandre
Quando comecei a usar o office 2007 levei um susto com os menus e com a extensao. Nada como "salvar como" nao resolva
@fenema
Tem uma outra opção que eu considero mais interessante do que voltar as salvar os arquivos sem o "x" A Microsoft disponibiliza um pacote de compatibilidade que pode ser instalado em pcs com Office 2003. http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=941b3470-3ae9-4aee-8f43-c6bb74cd1466 Na empresa onde trabalho, instalei em todas as máquinas e acabei com o problema do tipo: "me reenvia o arquivo salvando assim..." abraços pessoal
Rafael Leite de Freitas
Dá para instalar o pacote de compatibilidade do Office 2007 no 2003 também. Com isso, o Office 2003 consegue abrir arquivos do 2007, logo do 2010 também.
Pedro Conrad Junior
Existe um pacote chamado Office Compatibility Pack para que as versões anteriores ao Office 2007. Este pacote está disponível no site do Office gratuitamente.
Bruno Gall
Essa foi boa pra mim, tenho muitos arquivos que não sao no novo formato
Guilherme Mac
Isso que dá padrões proprietário...
Alisson Melo
Eu sempre gravei meu documentos em doc, seja no Office 2007 ou no OpenOffice. O mais interessante de tudo é que o Openoffice também tem um padrão de documentos como o docx, que pode ser aberto, também, no Office 2010. Bacana. não? O docx também funciona no OpenOffice.
108minutos
no pptx eu vejo vantagem. o arquivo diminui bem o tamanho. já o docx. só foi feito pra incomodar quem não atualizou o office.
kylefurtado
Isso é o que me agrada na MS. A compatibilidade com as versões anteriores *-*
Exibir mais comentários