Quando o Office 2010 foi lançado no país, uma das perguntas que nós mais recebemos no dicas@tecnoblog.net e no @tecnoblog diz respeito à compatibilidade da suíte de aplicativos com suas versões anteriores. Claro que fomos atrás para tentar resolver essas dúvidas. 🙂

Se eu comprar o Office 2010 Home & Student, por exemplo, conseguirei abrir documentos salvos no início da década, quando eu ainda usava o Office 2003? A resposta simples é sim. Já a resposta mais completa fica por conta da Ana Cláudia Alves, gerente de produtos Office da MS Brasil:

A compatibilidade é automática, pois a extensão dos arquivos é a mesma para o Office 2007 e para o Office 2010. Por exemplo, o Microsoft Word grava os documentos automaticamente em .docx nas duas versões do produto.

Isso acontece porque, desde o Office 2007, a Microsoft adota no mundo todo um novo padrão para salvamento dos documentos criados na suíte: o OpenXML dispõe os dados do documento de uma forma que permite sua recuperação de forma mais fácil, pois tudo fica mais organizado. Além disso, o arquivo final é bem menor do que aquele salvo no Office 2003, por exemplo, uma vez que passa por compressão de até 75%.

As principais extensões de documentos do Office 2010 são as seguintes:

  • Word: .docx
  • Excel: .xlsx
  • PowerPoint: .pptx

Minha mãe ainda usa o Office 2003. O que fazer? Você deve ir ao menu Office do aplicativo e clicar em Salvar como. Escolha o Nome do arquivo e, em Tipo, informe para qual versão do Office você quer salvar. No caso do Word, eu facilmente consigo armazenar o arquivo como Documento do Word 97-2003, cuja extensão é .doc.

Salvar como documento do Office 97 ou Office 2003

A desvantagem do novo formato é que os usuários de Offices antigos não têm como visualizar documentos do novo Office, embora o contrário aconteça tranquilamente. Para isso existem alguns visualizadores gratuitos.

Dúvida respondida. Próxima!

Fale com esse editor por meio do thassius@tecnoblog.net.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados