A Apple tem certas características muito peculiares das quais ela não abre mão. Algumas delas: a empresa faz questão de que todos os seus produtos sejam impecavelmente bonitos; seus executivos usam a mesma roupa em toda apresentação; seus produtos devem ter sempre o menor número de botões físicos possíveis (de preferência nenhum); e seu codec favorito é o H.264 encapsulado em um container mp4, m4v ou mov.

Por causa dessa última peculiaridade, qualquer vídeo que você quisesse armazenar em um iPod, iPhone ou iPad precisava antes ser convertido para um desses formatos compatíveis. Mas agora há enfim uma excessão.

O CineXPlayer é um aplicativo para iPad que permite que se passe arquivos codificados em Xvid (no formato AVI) diretamente para o iPad (sem realizar qualquer tipo de conversão prévia) e se reproduza esses vídeos com perfeição (com uma ressalva, que faço mais adiante). Ah, sim: de graça!

O aplicativo que já apresenta antes dele a mesma funcionalidade, o Yxplayer, custa no momento US$ 4,99 na App Store e, em minha experiência e de diversos usuários, tende a engasgar ao longo da reprodução dos vídeos. No caso do CineXPlayer isso não ocorre, a reprodução é suave como no aplicativo nativo de vídeo do iPad.

Outro benefício associado ao uso do CineXPlayer é poder passar os vídeos para o iPad sem precisar fazer uma sincronização completa. É só adicionar o arquivo direto ao programa através do recurso de compartilhamento de arquivos que o iTunes apresenta para o iPad, o que é bastante prático.

Agora é a hora da ressalva. O próprio desenvolvedor reconhece que não é todo arquivo AVI que consegue ser reproduzido e oferece a opção de enviar um e-mail de feedback sempre que um arquivo não funcionar corretamente. De fato, dos quatro filmes que tentei colocar no iPad, um não foi reproduzido e o outro tocou apenas o áudio. Os outros dois rodaram muito bem.

A ausência de suporte para legendas e controles de reprodução demasiadamente simples também contam contra o CineXPlayer, mas o que ele reproduz, executa essa reprodução muito melhor do que o aplicativo similar – e de graça (sem contar que concorrência é sempre bom para o consumidor).

Assim, acredito que possamos esperar melhoras ao longo das próximas atualizações e, em um futuro não muito distante, conseguir assistir qualquer um de nossos filmes em AVI, com legenda e sem conversão prévia em nossos iPads e, um dia quem sabe, em nossos iPhones e iPods Touch também.

Ataulização | Logo após testar o CineXPlayer enviei um e-mail de feedback relatando os problemas encontrados. Em menos de uma hora o um representante da empresa que desenvolve o app me respondeu dizendo que vão tentar resolver os problemas de compatibilidade muito em breve e que o suporte a legendas está a caminho.

Receba mais sobre iPad na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados