Os captchas já estão na internet faz algum tempo. Sites de download, formulários de contato, cadastros de novos serviços… Não são poucos os cenários nos quais esse tipo de tecnologia é usada. O objetivo, você já sabe, é confirmar que o usuário tentando completar aquela ação é mesmo um ser humano. O problema é que conforme os captchas foram se sofisticando, o mesmo aconteceu com os robôs.

E quanto de nós já não perdemos vários segundos observando as letras de um captcha, antes de inserir os caracteres necessários. Em determinados sites é praticamente impossível acertar o captcha de primeiro (o sistema usado pelo Google é um deles, diga-se passagem). Ainda bem que engenheiros inventaram uma nova forma de apresentar a confirmação de usuário: trata-se do captcha baseado em vídeo.

Até agora, a maioria dos captchas era apresentado ao usuário por meio de imagens com as letrinhas que devem ser inseridas. Também já vi capcthas baseados em imagens de bichos e também em letras em 3D. Mas sempre com imagens. No caso do NuCaptcha, pensaram o que faria a tarefa do robô tentando criar um cadastro de e-mail (para enviar spam, claro) mais difícil. A conclusão foi de que qualquer sistema de leitura de caracteres teria muita dificuldade de identificar letras que ficassem flutuando pela tela.

NuCaptcha em ação

O resultado é o da captura de tela acima. NuCaptcha utiliza Flash Player para apresentar algo similar a um vídeo (só nisso já temos um aumento no nível de dificuldade, visto que nem todos os sistemas de leitura conseguem reproduzir Flash). Além disso, as letras ficam flutuando na tela, o que pode causar maior confusão. Por fim, o NuCaptcha pede que apenas letras de uma determinada cor sejam inseridas no formulário.

Tomara que a empresa por trás dessa tecnologia ganhe novos investidores. Ao menos a ideia parece-me boa.

  • Acessar | Testes do NuCaptcha
  • Acessar | Plugin do NuCaptcha para WordPress

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Gall
--", agora que eu danço, 3G --"
kylefurtado
Eu também.
@Bixu_Lezadu
Se o principal do negócio são as letras estarem em movimento, porque não fazer com .gif ou até .png animadas? Nossas conexões agradeceriam... ~_~'
JoseRenan
pelo menos o captchas são fáceis.
Web Dicas
O projeto já e meio antigo
Web Dicas
FATO!
Hernani
Odeio captchas, apesar de necessários
Breno Brito
então vai ter um if antes no site: if (!iPhone) { iniciaDetectorHumano else { éTolo,éHumano
Breno Brito
Este novo método vai captchar a minha banda toda, isto sim.
@Chillypi
eUHADSUHADSUH... verdade né? xD Os iPads da vida tão feitos... :P
Tux
Vixi, não vinga não, não vai funcionar no iphone.
@oliveiraevandro
Mais um da série "pqpcomonãotiveessaidéiaantes!"
@oliveiraevandro
Parabéns pela parceria e reconhecimento. /puxasaco
Alexandre
Ultimamente os captchas estao ficando mais e mais dificeis de ler. Já teve vezes de tentar 6 vezes antes de acertar pois eles estao pondo letras sobrepostas, muito confuso. A ideia de fazer com videozinho é bacana, e no inicio vai ser simples, até os robos aprenderem
@luidi
e quem se ferra, para variar, são os cegos e/ou pessoas que usam algum tipo de programa leitor de tela ou similar quando agente pensa que vai melhorar, só piora.
Exibir mais comentários