Provando mais uma vez que pessoas com muito tempo nas mãos podem realizar feitos incríveis, dois geeks, um engenheiro japonês e um estudante americano de ciência da computação, conseguiram quebrar ontem o recorde mundial para dígitos calculados de Pi. Alexander Yee e Shigeru Kondo terão agora seus nomes reconhecidos mundialmente. Ao menos dentro dos círculos de geeks e aficionados por matemática.

Shigeru Kondo foi o engenheiro responsável por montar a máquina, cujo hardware não tinha nada de modesto. Dentre os itens usados estão incluídos dois processadores Intel Xeon X5680 com clock de 3.33 GHz e 12 núcleos, 96 GB de memória RAM DDR3 e 22 HDs diferentes totalizando 39 terabytes (1 TB para drive de boot, 6 TB para armazenar os dígitos de Pi e 32 TB para usar de memória dinâmica e processar os números). No total foram gastos quase 18 mil dólares montando esse monstro.

Já Alexander Yee foi quem criou o programa para calcular os dígitos de Pi, chamado Y-cruncher. Ele instalou-o no Windows Server 2008 R2 Enterprise de 64 bits que rodava na máquina e iniciou o programa. A partir daí, foi preciso aguardar por volta de três meses para chegar ao 5 trilionésimo dígito do conhecido número irracional.

O recorde anterior era do francês Fabrice Bellard, que usou um singelo computador desktop com um Intel Core i7 e 6GB de memória RAM para encontrar 2,7 trilhões de dígitos.

Com informações: Physorg, Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sebastião vieira
"JESÚS ME SOCORRA" Esses japoneses estão com problemas sérios. Isso é sonambulismo. Peço alguem que os acordem e que eles fiquem de olhos bem abertos para o bem da humnidade.
Mateus
O engraçado é o pessoal em um blog de tecnologia desprezando matemática e dizendo ser inútil... Os méritos são pra eles sim, eles que montaram o computador, e antes de julgar nós não sabemos como seria proporcionalmente a dificuldade para um computador dessa potência calcular 5 trilhões em relação ao do francês calculando 2,7 trilhões. E se acham que 18 mil é muito deviam antes de mais nada olhar pro seu próprio país que possui esquemas de corrupção que desviam milhões. Na maioria dos recordes muito dinheiro é gasto, e quase todos eles não são tão úteis, alguns até estúpidos, agora imagina se tu pegas um guiness e a cada recorde fica falando: "ta e eles estão salvando o mundo?" "no que isso vai alterar na minha vida sexual?" Se ta preocupado com isso ficar no computador não irá te ajudar muito a salvar o mundo ou fazer sexo...
Web Dicas
que nada..
Hernani
Roda Crysis 2? Isso já virou clichê não?
Bruno Gall
Nossa! Isso mudou minha vida, eu fujo do PI das aulas de matematica e vejo ele no Tecnoblog #medo
Daniel Drumond
Certeza que não teria melhor desempenho usando uma distro Linux? o.o'
algorista
Agora os caras já podem sair por aí tirando onda dizendo "O meu pi é maior que o seu...".
Kaze_Senshi
Essas brincadeiras assim podem ser importantes. Vai que eles descobriram algum bom algoritmo para processamento de número que poderá ser usado mais tarde em campos científicos ou no processamento de imagens. Mas sou mais o francês que conseguiu aquilo com um pc só :P
@junis
Que falta do que fazer, hein?
kylefurtado
Que útil não?!
Dekamaster
Não vou atirar pedra, mas não dá pra querer calcular assim proporcionalmente e achar que o anterior fez melhor por causa disso, a porcentagem de complexidade do cálculo vai aumentando a cada passo. Um exemplo bem nerd, mas é como em um jogo de rpg, é mais fácil você ir do lvl 1 ao 20 do que talvez do 20 pro 21.
Breno Brito
Cara, desisto de colocar "Sarcamos" entre tags. Wordpress, vc venceu! -.-' "SarcamosOFF" pronto! ps.: insira a linha acima no meu primeiro post aqui :)
Breno Brito
¬¬’ #PorraWordPress… de novo: e de novo...
Breno Brito
¬¬' #PorraWordPress... de novo:
Breno Brito
Exibir mais comentários