Início » Arquivos » Jogos » Qual o pior game que você já jogou?

Qual o pior game que você já jogou?

Avatar Por

Há muitos jogos considerados os “piores videogames da história”: ET do Atari 2600 (tão ruim de venda que os cartuchos foram jogados num aterro), Superman 64 (um jogo que beira a incompreensibilidade, com péssimos gráficos e gameplay), e Bomberman Act Zero (uma reimaginação mais “sombria” do clássico personagem da Hudson Soft que fez todo mundo coçar a cabeça de tão absurda que era), entre outros.

Entretanto, estes são lugares-comuns em todas as listas que debatem jogos famosos por sua infâmia. Todos já lemos sobre tais jogos à exaustão, e por isso pensei então em falar sobre algo um pouco mais pessoal. Um jogo com o qual eu tenho uma experiência em primeira mão é Home Alone 2 – Lost in New York.

Já debati uma vez aqui nesta coluna os motivos que fazem com que movie tie-ins (ou seja, os games que acompanham lançamentos cinematográficos) normalmente tenham normalmente qualidade deplorável. Para reduzir a um ponto breve, a razão principal é a pressa – na altura do campeonato em que já há detalhes o bastante sobre o filme que os desenvolvedores possam aproveitar para produzir seu jogo de forma fiel, o lançamento nos cinemas já é iminente. E às vezes, mesmo assim ainda não se sabem muitos detalhes sobre a trama da fita, e por isso os jogos de filmes inventam um monte de cenários, personagens e situações que nada têm a ver com a história da película.

É uma estratégia para encher linguiça também, já que um filme só precisa entreter por aproximadamente duas horas, enquanto um jogo precisa ter no mínimo 4 ou 5 vezes essa duração.

Então, Home Alone 2. Como todo moleque dos anos 90, fui assistir ao filme no cinema e fiquei empolgado ao ver essa caixa aí de cima na parede da locadora. E sendo eu uma criança inocente com menos exigências, eu até gostava do jogo.

Sabe quando dizem que alguns jogos/filmes/músicas/qualquer coisa são atemporais, ou que até melhoram com o tempo? Vou te dar um exemplo bem claro disto.

Abaixo, uma imagem do inigualável Super Mario World, lançado em 1990.

Super Mario World (Imagem: IGN.com)

E agora, uma imagem de Home Alone 2. Tenha em mente que o jogo foi lançado dois anos após o clássico que você viu ali em cima. Ou seja, espera-se no mínimo que Home Alone 2 seja visualmente mais sofisticado que um jogo antecessor. No entanto…

Veja o quão desleixada é a arte gráfica do jogo. O vilão é composto praticamente só de uma cor (assim como o céu atrás dele), a animação do protagonista ao ser levantado pelos ombros é exatamente a mesma de quando ele está no chão, exceto que alguns pixels acima. O cenário é inexplicavelmente chato.

E isso porque estamos falando apenas dos gráficos. O gameplay do jogo é também uma porcaria, a física é extremamente mal implementada, a animação frequentemente não corresponde com a ação na tela, e os sons do jogo só podem ser descritos como irritantes. Dois jogos lançados para o mesmo console (com dois anos de diferença); enquanto o mais antigo é considerado um dos maiores expoentes do meio, o mais recente parece feito por um time de amadores sem orçamento e usando ferramentas inferiores.

Apesar de gostar de Home Alone 2 na época, é inegável que o jogo segue o padrão das outras adaptações de filme. Não há nada digno de boas lembranças em relação ao jogo.

Qual foi o pior jogo que você já jogou?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@oiitalo
jah joguei paper boy, era dahora, mas o pacman pra ps2 era um horror, em 3d e os fantasmas eram gigantes comparados com o pacman, tipo assim, o pacman tinha 2 metros, os fantasmas tinham 20 metros ou mais, o chefão era um fantasma "arco-íris"
@oiitalo
mano, o sinoc num eh um porco espinho, ele eh um hedgehog, um ouriço, o pior jogo q eu joguei foi tibia, mano que jogo chato, num tem sentido algum, falow galera vo joga tibia
Antonio
Pior que a Colheita feliz só a mine fazenda.
Italo
Tá falando do MMO da KOG? Se fosse tão ruim não tinha tantos jogadores ;D
Angelo
Eu não lembro o pior jogo que eu já joguei, e olha que eu joguei MUITA coisa. Eu fico sempre com os games de filmes, eu nunca vi um que me chamasse a atenção. Na verdade eu falo de um que recentemente me decepcionou sériamente: Brutal Legend. Eu esperava muito desse jogo e tudo que eu vi foi um boneco batendo com um machado e soltando trovões de uma guitarra. O pior na minha visão são os vilões que tem os MESMOS golpes, só muda a "skin" do boneco, lamentável. P.S.: A trilha sonora de Brutal Legend é foda.
@ric_bnu
Caras, jogo ruim de verdade é pra quem tem um Wii. Tem jogos muito bons pro Wii como: ssbb, zelda, scarface (gta-like), mario kart/galaxy, o port do okami no wii é sensacional também e me lembro de um tal de Order Up.. um joguinho alternativo de cozinhar.. era muito bom também. Mas caras, a cada jogo que eu baixava no wii, era uma decepção (Ainda bem que só me custavam uma mídia virgem). Saia cada porcaria pra wii que foi isso que me fez trocar por outro console. Hoje com o ps3 até agora não peguei UM jogo ruim. Dá até gosto de gastar quase 100 mangos num jogo. Que fique claro que não estou comparando as plataformas, e sim as bibliotecas das mesmas. Longe de mim ser sonysta, tive snes e psx (com suas respectivas limitações) e ambos também tinham seus títulos ruins... mas jogos lixo que nem saiu pro wii.. pqp. De novo, não sou fanboy. Compraria um 360 de boas.
Francis Rosario
Eu nunca entendi porque chama de PSX e não de PS1.
Francis Rosario
Tenho certeza que ele acha alguns do jogos do Mario ruins. Como por exemplo Mario is Missing.
Rodrigo Sidney
O pior jogo que já joguei? Acho que o nome era Paper Boy, para o Master System. Minha mão alugou para mim porque era um dos três únicos cartuchos da locadora perto de onde ela trabalhava :P Você jogava como um entregador de jornal que precisava acertar o jornal em lugares próprios (a porta da casa, a caixa de correio, etc.) O engraçado é que você também ganhava pontos por quebrar a janela dos não assinantes (ô propaganda boa :P ). Dá para imaginar como era emocionante.
Rodrigo Sidney
Pois é, ficou famoso por causa de um Zeus fanho :P Além de ter o chefe de fase mais fácil de todos os jogos que já joguei. Mas até que dava para se divertir com o Altered Beast.
@AntonioVeras
O pior que eu me lembro agora era o Gauntlet do NES. Nunca vi gra;a naquilo. PS. Gostava muito do Homem Aranha do Atari.
@AntonioVeras
OWNED!!
@kadu_nogueira
Para PC, "Outwars". Uma lixeira sem tamanho, um cu. Para consoles, empate técnico entre o horrendo "Last Battle" para Mega Drive e a pavorosa adaptação de "Street Fighter II" para Nintendo 8 bits.
Alisson Melo
O meu foi o Mascara, Super Nintendo. Mas não acho que o Home Alone 2 foi tão ruim assim. Naquela época eu nem reparava em gráfico, ou algo parecido.
Allisson
Tem vários jogos péssimos que foram lançados, os que eu não gostei nenhum pouco são The Sims (achei aquele troço muito chato), Smurfs para o atari (outro chato), Far Cry Wii (jogabilidade zero), Super Mario 64 é muito ruim. Jogos que gostei são muitos, Sonic, Super Mario, Enduro, Wii Sports e Wii Sports Resort são ótimos e muito divertidos.
Exibir mais comentários