O Ministério da Educação confirmou na manhã dessa quarta-feira que dados de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vazaram ontem na internet. Milhões de dados podem ter sido acessados, mas por enquanto o ministério não informa a gravidade da situação.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, informações como nome, número da cédula de identidade (RG) e número do CPF ficaram acessíveis a praticamente qualquer um que acessasse uma determinada página mantida pelo Ministério da Educação. Por pelo menos três horas, durante a terça-feira à tarde, tais dados ficaram acessíveis. O jornal ainda conseguiu visualizar informações como nome da mãe, número da matrícula e dados socioeconômicos dos inscritos.

O MEC informou que instituições de ensino têm acesso a uma determinada página no site do ministério onde podem consultar dados de inscritos no ENEM antes de aprovar a concessão de bolsas, por exemplo. Esse endereço só era disponibilizado mediante nome de usuário e senha, mas mesmo assim algum problema fez com que os dados aparecessem.

O Inep, divisão do MEC responsável pelo ENEM, disse que o endereço especial foi fechado assim que tomaram conhecimento do ocorrido. O caso será investigado para determinar o que aconteceu.

Para ter uma ideia da quantidade de informações armazenadas pelo MEC, somente em 2009 cerca de 9 milhões de estudantes participaram do ENEM. As informações vazadas, no entanto, incluíam dados do ENEM de 2009, de 2008 e também de 2007.

Com informações: Folha. Foto: foundphotoslj.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

eduardo
o ENEM foi reformulado.. ficou mais dificil.. .. ainda bem que passei antes dessa prova unificada xD
@adrikei
ENEM me venha com piadinhas.
gsctt
Daqui a pouco aparecem os dados sendo vendidos no camelô de São Paulo...
@tduarte
Que ótimo, meu CPF tá rodando nos torrents! FODEU!
Hernani
Segurança FAIL
Marcell Almeida
Engracado nao constar os dados de 2010 nesse vazamento.
kylefurtado
Realmente, no Mercado Livre tem baratinho. Procure.
BrunoGall
\o\, ainda bem que eu não vou fazer o ENEM
Alfred
Se alguém souber se existe em algum link, publique, pois estou procurando uns amigos que sei que fizeram ENEM neste período.
Francis Rosario
Você precisa de um detector de sarcasmo!
Francis Rosario
Então não nos deixe mal acostumados.
Rafael Silva
Não é? Gostamos de nos manter dentro da lei quando possível. :P
@_LDV
se fuuuu em
Alexandre
Ahhh, nao tinha email??? Poxa, pelo menos da pra usar pra fazer mala direta pelos correios e ainda nao precisa de trabalho para segmentar ^^
Breno Brito
Sim, claro que pode, mediave comprovação de que isto lhe causou alguma espécia de dano. tip: alega ter "Medo de ter seus dados usados em sites porns" e com isto, vc criou um trauma e n consegue mais :D
Exibir mais comentários