Não faz muito tempo, o governo indiano anunciou que está desenvolvendo o que poderia ser o computador mais barato do mundo, um tablet que deve custar apenas US$ 35, voltado a atender as necessidades dos estudantes.

Nicholas Negroponte, presidente da ONG One Laptop Per Child (OLPC), se manifestou sobre a notícia, expressando seu apoio:

“Eu repito minha oferta: acesso total à nossa tecnologia, sem qualquer custo. Eu lhes imploro que enviem uma equipe ao MIT e à OLPC quanto antes lhes for conveniente para que possamos compartilhar nossos resultados com vocês,” escreveu Negroponte em seu blog.

Negroponte ainda ofereceu um punhado de conselhos ao ministro indiano Kapil Sibal. Em um deles pede que o tablet não fique restrito à Índia.

“A Índia é tão grande que você corre o risco de ficar satisfeito com o próprio mercado interno. Não fique. O mundo precisa do seu dispositivo e de sua liderança. Seu tablet não é uma ‘resposta’ ou um ‘competidor’ ao laptop XO da OLPC. É um membro de uma família dedicada a criar paz e prosperidade através da transformação da educação,” escreveu o presidente da OLPC.

E ele não terminou o seu post sem antes citar o tablet mais famoso do mundo:

Tablets são de fato o futuro. […] Contudo, é necessário cuidado quanto a um aspecto deles: aprendizado não é consumo de mídia. É sobre fazer coisas. O iPad é uma ferramenta de consumo por natureza. A OLPC lhe implora que não cometam esse erro.”

Com informações: OLPC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
E "Mágico" :P. (não resisti o comentário...)
Hernani
Incentivos são bons, assim o produto se dissemina mais rapidamente no mercado global
@bruno_gall
Eu ficaria "feliz" com esse tablet ;P, se tiver coisas boas quebra um galhão!
kylefurtado
Realmente, não podemos esperar por um tablet com configurações incríveis, sendo iguais ou melhores que a do iPad. É um tablet indiano, que é pro meio educacional. E só por este fato, já é revolucionário.
JoseRenan
hsuahsuashaushausasuhaush
Alexandre
Rolou uma lagrima, praticamente um poeta esse Nicholas Negroponte. Proximo passo: acabar com a fome no mundo!
@himynameisfii
São de pessoas com pensamentos e atitudes assim que o nosso mundo precisa. "Aprendizado não é consumo de mídia. É sobre fazer coisas." ?
Raph4
Muito bacana, vamos ver o que sai =) Espero que de fato consigam atingir o custo esperado, embora nunca seja fácil.
JoseRenan
eu também ofereço meu apoio, mas ele chegou a ajoelhar o_O