Proteger sua marca na Internet é algo extremamente difícil de se fazer. Existem até empresas especialistas em monitorar marcas, descobrir o que estão falando dela, se alguém está fazendo mal uso, esse tipo de informação. Uma das companhias interessadas em proteger sua marca é o Twitter Inc., criadora e operadora do Twitter. Mas ela pode ter ido um pouco além do necessário em relação ao blog Twitter Brasil.

Segundo Raquel Camargo, criadora do blog, o setor jurídico do Twitter Inc. entrou em contato com ela exigindo que o Twitter Brasil mude o design, altere as imagens usadas no template e entregue o domínio TwitterBrasil.org para a empresa, sob ameaça de abrir um processo judicial contra a blogueira. Isso surpreendeu Raquel, que exibiu no post um email enviado ao próprio Twitter Inc. avisando da criação do blog e perguntando se haveria algum problema. A resposta na época foi de que o blog “parecia ser algo muiti útil” e eles não se opuseram à ele.

O design e nome do blog já foram alterados, ele agora se chama Twit Brasil. Porém, Raquel se recusa (e com razão, creio eu) a entregar o domínio do blog criado em 2008 e que angariou uma audiência considerável.

Ao que parece, o Twitter ainda acha que há possibilidade de confusão entre uma rede social e um blog que fala sobre essa rede social. Mas você não vê, por exemplo, o Tolices do Orkut recebendo ameaças do Google ou o Facebook indo atrás do All Facebook. Ambos usam as marcas de redes sociais conhecidas para entregar notícias ou fazer paródia envolvendo tais redes, nada muito diferente do que o Twitter Brasil já fazia desde 2008.

Como forma de tentar chamar atenção do Twitter Inc. para esse detalhe, Raquel criou e divulgou na conta do blog no Twitter a hashtag #FreeTwitterBrasil.

Esse não é o primeiro caso judicial a envolver o blog. Em 2008, ele foi erroneamente retirado do ar pela justiça brasileira que o confundiu com Twitter original, graças à um processo começado pela candidata à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tplayer
Não tem direito não, quem comprou o domínio tem o direto legal sobre ele.
tplayer
Abusados!
Guilherme Gomes
Eles fizeram o contato, porque um processo, tem custos e é demorado, é mais fácil tentar de bom grado um acordo, o que é estimulado pelo NOSSO DIREITO (Brasileiro), não sei a quantas fica o Americano, eu sinceramente não sei como ficaria um possível processo. Mas se eu me recordo bem um caso assim não vai a julgamento provavelmente será arbitrado pela entidade competente (se não me engano no Brasil o CGI), e uma decisão arbitrada, dificilmente será aceita por um juiz. O email prova sim que eles permitiram o uso mas não estipulou que eles não poderiam mudar de idéia nem que precisavam avisar da mudança, eu não li nenhuma documentação do Twitter Inc sobre o uso da sua marca e afins pra afirmar nada, mas provavelmente eles tem uma clausula que deve dizer: "nos reservamos a mudar este sem qualquer aviso prévio". Thiago por mais que você queira "ganhar algum" acho difícil a maioria dos casos onde se paga algum valor é pela velocidade em que se resolve o mesmo. Mas acho que esse não é o caso o Twitter provavelmente não tem essa necessidade. E claro, você dizer que comprar uma briga com uma grande corporação é bom, eu digo que não é, pois quem tem o bolso maior pra pagar custos são eles, e honorario de um EXCELENTE advogado não é barato.
@ThiagoCapuano
Confirmando todo o meu "achismo" e suprimindo a arrogância. Resumiste em poucas linhas tudo o que eu disse. Paulo Graveheart :P
Guilherme Gomes
Só pra complementar, o Direito Brasileiro, não é como o Americano que tem indenizações milhonarias, aqui as indenizações são de baixo valor (comparado ao que acontece lá), para se evitar uma "indústria da indenização". E é mais provável que essa decisão fique arbitrada pelo orgão que registrou e não vá nem a uma corte.
Guilherme Gomes
Só pra eu entender então uma mega corporação como a Apple não tem um departamento Jurídico que fica por conta de resolver qualquer problema que ela possa ter no dia-a-dia? Vou anotar aqui porque essa é nova pra mim.
@ThiagoCapuano
Twitter Inc.!= TwitterBrasil.org
@ThiagoCapuano
De pedir tem, de exigir não :P
@ThiagoCapuano
Vocês só não se deram conta de uma coisa. Se fosse tão fácil remover o domínio de uso pela proprietária do Blog eles não teriam feito contato por e-mail com exigência impressionista, teriam logo ido ate a reguladora de domínio e removido o uso. Coisa que não aconteceu, logo qualquer razão que vocês acreditem que o Twitter Inc. tenha, eles não tem.
@ThiagoCapuano
Não você não pode registrar pois a denominação .org necessita que tenha um CNPJ(no caso do Brasil) de instituição sem fins lucrativos. Para quem sem diz com muita propriedade de palavra você não sabe muito sobre o que você mesmo fala.
@ThiagoCapuano
Bom, sua proposta é muito digna: Submetasse a vontade das corporações. Para começar, você chegou afirmando que eles haviam criado o domínio de má fé, todos os seus textos foram baseados na ma fé dos proprietários do Blog. Minha arrogância só foi na mesma altura de sua falta de critério.
Guilherme Gomes
Isso me lembra o caso da Nokia com o blog NokiaBr. Marca é marca, não adianta chorar disso ou daquilo, enquanto é apenas um projeto entre amigos (se alguém tiver outra expressão melhor corrija-me por favor :) ) as empresas tendem a deixar de lado, mas quando há crescimento e um destaque, aí sim tem de se tomar algumas medidas, pois querendo ou não "TwitterBrasil" pode e vai ser associado ao Twitter (oficial). Em suma a marca de uma empresa deve ser respeitada, e isso deve servir de exemplo ao se comprar o domínio por melhores que sejam as intenções.
@ThiagoCapuano
Eu sou o idiota que parafraseia notícias de sites similares e fica retwitando as mesmas noticias dias seguidos como se fossem novidades. Pode crer. Se alguém aqui deve rever a questão de porpriedade intelectual este com certeza é a webdicas, afinal as noticias nunca são da fonte. O que tens a dizer sobre o que o idiota acabou de comentar?
@GuiTubone
Isso ae!
Gustavo
O Cara! 1º Se tu não sabe ser civilizado e respeitar a opinião dos outros, fique quieto que é melhor para todo mundo! 2º A tua informa não existe! Eu trabalho com web Atlas e Omniture. Ah, desculpa, tu não faz a menor idéia do seja isso! O Twitter não tem interesse no idioma pt_br pq eles querem algo proporções globais, ou seja, publicidade para todo o mundo e não um segundo orkut que morreu praticamente no brasil então, quem teve diarréia mental aqui e expeliu pela boca foi tu. Abraço - "Maldita inclusão digital"
Exibir mais comentários