Já era esperado, mas somente nessa terça-feira (27) a Apple confirmou um novo produto bastante interesse: o Magic Trackpad. Como o nome já indica, trata-se de um trackpad com tecnologia multitouch que poderá funcionar junto com o teclado convencional dos iMacs.

O Magic Trackpad é similar aos trackpads que já são embutidos nos MacBooks e MacBooks Pro. O equipamento diferencia dos demais do mercado ao não conter botões, pois na verdade a área inteira do trackpad pode ser usada para clicar com o cursor do mouse.

A diferença do Magic Trackpad para os trackpads de notebooks da Apple é que ele é um pouco maior. Mas os clientes que encomendarem o produto poderão fazer os gestos com múltiplos dedos normalmente: até quatro dedos podem ser usados simultaneamente. No iPhoto, o usuário que tiver o Magic Trackpad vai poder usar o polegar e o dedo indicador para girar as fotos.

Como as combinações de dedos podem ser usadas para variadas funções, uma tela de configuração do Trackpad vai dar ao usuário o poder de escolher quais funções vai querer que fiquem ativas.

Pelo menos nas fotos divulgadas para imprensa, a intenção da Apple é que o novo trackpad substitua o mouse. Ele faria as vezes do acessório que há mais de vinte anos é a melhor forma de movimentar o cursor presente no sistema operacional (e a Apple faz questão dizer que é invenção sua, embora esse ponto seja questionável).

O Magic Trackpad funciona somente em Mac OS X Snow Leopard. A alimentação do aparelho fica por conta de duas pilhas AA. A transmissão de dados entre o Mac e o trackpad é feita por meio de Bluetooth, assim como já acontece com o Magic Mouse. Preço? US$ 69, equivalente a cerca de R$ 120 – mas é evidente que o trackpad não vai custar só isso no Brasil.

A subsidiária da Apple no País informou que não há previsão para o início das vendas do Magic Trackpad aqui.