Calma, não entrem em pânico (ou entrem, sei lá…). O fato é que especialistas afirmam que temos menos de um ano antes dos endereços IP que fazem uso do padrão atualmente mais utilizado (IPv4, Protocolo de Internet versão 4) estejam completamente esgotados. Mas ainda há um salvação, o IPv6 (sim, você adivinhou, é o Protocolo de Internet versão 6).

Cada endereço IPv4 é composto por um número de 32 bits, o que significa que existem cerca de 4 bilhões de endereços únicos. A ARIN (organização responsável por gerenciar a distribuição de endereços IP na América do Norte) afirma que 94% desses endereços já foram alocados, e no ritmo em que estamos, os últimos 6% devem terminar de serem alocados ao longo do próximo ano.

Aqui cabe a observação de que, durante anos, o tempo restante pelo qual o IPv4 seria viável vem sendo calculado e recalculado, com resultados diversos. Nota-se também que a demanda por endereços de IP não é estável, então podemos estar em um pico no momento e termos um vale ao longo do próximo ano. Dessa maneira, conclui-se, a situação pode não ser tão crítica assim. Mas supondo que seja, ainda resta uma salvação: o IPv6.

Diferentemente dos endereços de 32 bits do IPv4, os endereços IPv6 são de 128 bits. Considerando que a quantidade de endereços disponíveis aumenta exponencialmente com o número de bits utilizados, isso significa muitos novos endereços. Os cerca de 3.4×1038 endereços IPv6 seriam suficientes para designar por volta de 50 mil trilhões de trilhões de endereços IP para cada homem, mulher e criança que atualmente vive no planeta.

A mudança para IPv6, porém, não é assim tão trivial. Felizmente algumas grandes empresas, como Google e Facebook estão dando o exemplo e fazendo sua transição. E seja mesmo apenas um ano ou seja mais, nosso prazo para o esgotamento do IPv4 está ficando apertado, e o IPv6 se mostra algo muito mais indicado para as proporções que a internet tem atingido nos último anos. Sendo assim, com um ano de sobrevida ou mais, a transição é muito bem-vinda.

Com informações de: Read Write Web, IT Knowledge Exchange e Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo
Chinas e Japões?? "Chinas" tudo bem, mas por que Japão? A população japonesa é de 130 milhões, menor que a brasileira. Talvez você tenha pensado em "Índias" hasuhasu
Daniel Drumond
Douglas, meu comentário se referiu a pular o IPv5, e ir logo pro 6...
Douglas Cajueiro
É Daniel, acho que não mesmo, pq segundo os calculos em um outro blog aqui, teoricamente, são possíveis 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 ( 340 "onzilhões") de combinações... Haja Chinas e Japões pra isso heim... :S
@thimaba
http://curso.ipv6.br/index.html Aos interessados
Daniel Drumond
Pq ir para um padrão que pode vir a se esgotar também? Mais fácil ir logo pro IPv6, já que já vai ter que mudar mesmo e, eu acredito que, nunca terá que mudar mais.
@SrHant
Porque pularam o IPv5?
@bruno_gall
Viva ao IPv6! Eu já estou pronto e vocês?
Hernani
ótima dica
Hernani
O Google tem feito testes com o IPV6 há algum tempo, e se mostrou satisfatório com os resultados
Alexandre
Nao sabia que tava nesse pé. Tambem a tecnologia anda em progressao geometrica.
@umdiaeoutro
O IPV6 já está sendo incentivado no Brasil. Leiam no site: http://ipv6.br é o site do Nic.br que controla a internet brasileira. Lá há informações interessantes do que é o IPV6, medidas que estão sendo tomadas, palestras e muito mais.
tplayer
Resolveria por um tempo, porém logo o problema voltaria. IPv6 é o caminho.
tplayer
Isso que já é feito no Brasil há muito tempo. Porém isso é uma gambiarra, é melhor mudar logo pro IPv6 e não se estressar mais com isso.
Web Dicas
Só fazer roteamento de IP's, simples, re-distribuição dos que não estão em uso para outros usuários ( o famoso IP DINÂMICO )
@danielpinheir0
Pessoal, O IPv6 ja está por ai circulando lado a lado ao IPv4, não ha motivo para alarde, e pra vc que quer um IP só seu, isso é possível e de graça! É um incentivo à migração. Bom que com o Ipv6 a gente vai poder colocar ip em cachorro, gato, papagaio... então quando estivermos procurando por alguém, basta dar um Ping =D
Exibir mais comentários