O governo da Índia, o segundo país mais populoso do mundo, anunciou que está desenvolvimento o que já pode ser considerado o tablet mais barato do mundo. O equipamento poderia custar apenas 35 dólares, com objetivo de atender as necessidades de estudantes daquele país.

Detalhes do aparelho não foram revelados, mas é provável que ele tenha 2 GB de memória RAM e acesse a internet por meio de Wi-Fi. O sistema operacional seria Linux, com fortes indícios de que o Google Android tenha sido o escolhido para rodar na máquina.

“Nós chegamos a um estágio de desenvolvimento em que placa-mãe, o chip, processador, conectividade, tudo isso custa por volta de 35 dólares, com memória, visor touchscreen, tudo”, disse o ministro de Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Índia.

Como podemos ver na foto, o tablet seria controlado sem auxílio de um teclado. Na prática, ele não tira o título de laptop mais barato do mundo do OLPC, de Nicholas Negroponte, que há anos promete que vai custar menos de 100 dólares, mas até hoje não chegou nem perto disso.

O ministério responsável pelo tablet indiano disse que já conversa com fabricantes do mundo todo, para decidir quais ganharão o direito de produzi-lo em larga escala. O aparelho deve chegar aos estudantes de nível superior já em 2011. Como ambição é importante, o ministro revelou que tem planos de baixar o preço do tablet para US$ 20 e, quem sabe, US$ 10 no futuro.

Com informações: Reuters, Engadget.