Se você é daqueles que não ficou muito contente quando a Sony removeu o suporte a Linux do PlayStation 3, saiba que o dia da vingança está próximo: nos EUA, todas as sete ações contra a Sony foram unidas em uma única ação na modalidade “class action” (em que todo um grupo de pessoas processa outra pessoa ou uma empresa; não sei se existe equivalente no Brasil).

A alegação? Ao usar o suporte ao Linux no PS3 como uma vantagem, e prometer que o suporte não seria removido, para logo depois remover em uma atualização de firmware, a Sony teria enganado os usuários que compraram o videogame justamente pela possibilidade de usar o Linux nele. Basicamente, a Sony removeu uma “vantagem” do equipamento, sem recompensar os usuários.

A Sony não tem como se defender (oras, o equipamento foi comprado por várias pessoas justamente por essa “vantagem”), e com a unificação dos processos tudo deverá correr mais rapidamente. Mas é bom que você, dono de um PS3, não comece a ligar pro seu advogado achando que vai ficar rico. As chances da Sony ter que pagar indenizações milionárias é quase inexistente, o máximo que pode acontecer é um pequeno reembolso aos processantes, ou descontos em jogos, ou bumpers de graça. Com alguma sorte, o suporte ao Linux pode voltar ao console. Mas não mais que isso.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados