E a comédia de erros da Dell lá fora não para: depois de dizer que o Linux é mais seguro que o Windows e de retirar discretamente essa informação, mas ainda manter a mesma em vídeo, agora é o site europeu da Dell que vira alvo de piadas. Em uma página comparando o Windows e o Ubuntu, é possível ler (tradução livre):

Windows ou Ubuntu?
Qual sistema operacional devo escolher ?

UBUNTU não é um sistema operacional Microsoft Windows – e não é compatível com programas Microsoft Office – então é importante fazer a escolha certa.

Escolha o WINDOWS se:
Você já usa programas WINDOWS (ex. Microsoft Office, ITunes [nota: legal é colocarem um programa da Apple da lista…] etc.) e deseja continuar usando-os;
Você tem familiaridade com WINDOWS e não deseja aprender a usar novos programas para email, editores de texto, etc;

Escolha UBUNTU se:
Você não planeja usar Microsoft WINDOWS;
Você se interessa por programas de código aberto.

E só. Nenhuma comparação realmente válida, nenhuma explicação sobre o que é exatamente um sistema operacional, e nem mesmo informações corretas. Quer dizer, hoje é perfeitamente possível executar diversos aplicativos Windows com o Wine, e há várias alternativas aos programas mais comuns do Windows no Ubuntu. No final, a página mais confunde que explica, e praticamente força o consumidor a continuar com o Windows.

Screenshot da página, caso a removam ou mudem as informações | Clique para ampliar

Obviamente a página parece ter sido feita por alguém sem o mínimo de conhecimento básico sobre sistemas operacionais ou até mesmo sobre Linux, mas não deixa de ser irônico ver uma empresa que propagandeia tanto a liberdade de escolha no sistema operacional tratando dessa forma a escolha. E, só lembrando, no Brasil essa opção nem mesmo existe…..

Confira o pastelão clicando aqui. Mas corram, antes que tirem a página do ar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan
Colocar um link para o manual oficial do Ubuntu? Aí sim... É assim: Quer um PC normal, compra Windows, quer se aventurar pelo Linux, aventure-se. Agora, eu nunca conheci alguém que leu manual do Ubuntu. Eu uso Mac e sou feliz demais com ele, no trabalho uso windows porque é o que empresa oferece. Não sou lá muito chegado em Linux, mas achei que as comparações são extremamente eficazes para usuários leigos pelos testes que fiz com 5 pessoas aqui, todas entenderam.
rafael
repararam nos icones do lada dos comentarios a maioria usa windows e só 4 usa linux e 1 usa mac os demais usa windows,até eu mais nao por muito tempo vou usar ubuntu 11.04,emtão se as pessoas comtinua usando o linux só como emulador o linux não vai para frente. sempre falta aguma coisa que um sistema tem e outro não e no linux falta aguma coisa para as pessoas usar windows e linux como emulador sei que tem jente que usa linux como alternativo mais são muito polcos. para mim falta jogos mais toh com o ps3 em casa e vo tira de vez o rwindows e usar ubuntu como meu sistema alternativo gosto do ubuntu e do fedora e essa é minha opinião
@amsalau
Link? O que é isso? Acredite, fora do mundo nerd o termo LINK é um mistério, download é coisa para "iniciados" e sistema operacional é tema de ficção científica sem cabimento.
Hernani
Alguém ai lembra do Dell Créuuu??? Preciso falar mais alguma coisa?
Rodrigo Fante
Eu pessoalmente só uso open office e sou do tipo que normalmente odeia tudo que vem de software livre por achar cópias mal feitas, mas no caso do open office, apenas das conhecidas limitações para heavy users, eu só preciso do básico como 90% das pessoas, então ele me atende muito bem.
Rodrigo Fante
Concordo que o foco é usuário comum, mas discordo da abordagem feita, não sou usuário Linux, tenho Mac e Windows em casa, ambos originais, pagos etc... já testei Ubuntu por um tempo, mas para meu uso, Mac é melhor, seguido por Windows, dito isso, vamos ao que interessa. Se quisessem realmente informar o usuário comum poderiam ter dito que as coisas seriam diferentes no Ubuntu, que talvez algum software especifico pudesse não funcionar no mesmo informando para verificar a compatibilidade antes, exemplo, um programa de envio de pedidos que meu pai usa que não funciona no Ubuntu, e Wine foi trabalho demais para ele, um típico usuário comum, não valeu o esforço de mudar o sistema, pois não percebeu melhorias, e teve apenas trabalho. Ok, então, como disse, deveriam informar que algum programa especifico poderia não funcionar, para outros como pacote office, teriam alternativas provenientes de outras empresas ou software livre, e já deixar ali um link para baixar o software livre como open office por exemplo. O usuário veria que tem alternativa, grátis ainda por cima e poderia entender melhor se o sistema é ou não para ele.
Web Dicas
Acho que ele quis dizer que era a intenção da Dell fazer o usuário não escolher o mesmo.
Web Dicas
Eles colocam lá o SO para falara que colocaram, porem não falam suas funcionalidades para não arrumar "briga" com a MS
Web Dicas
Open Office é MUIITO MELHOR que o MS Office..
Web Dicas
você tinha dúvidas disso?
Web Dicas
A foto já mostra que o Ubuntu é superior, sem mais
Fabiano
Falou tudo!!
@bruno_gall
Dell, assume logo que está recebendo ameaças
Kadu
Concordo. Exceto pelo fato de comparar o Ubuntu à uma FERRARI! :D
Rafael
Não foi dito que iTunes é da Microsoft, apenas que é um programa Windows. E é, é um programa que roda no Windows. (mas que não devia estar na comparação) (na verdade nem devia existir essa comparação!) Além disso existem alternativas ao Microsoft Office, e eles não dizem isso. #gentebesta
Exibir mais comentários