Que o trote telefônica para serviços de emergência prejudica a população, isso todo mundo já sabe. Enquanto um engraçadinho finge ser uma criança em apuros, uma pessoa que acaba de ser assaltada pode ficar sem o atendimento necessário. Para tentar mudar esse quadro, um deputado do Rio de Janeiro vai atacar algo infalível: o bolso.

A lei 5.784/10 prevê que as pessoas que passarem trote para os serviços de emergência da Polícia Militar e dos Bombeiros deverá pagar uma multa, referente ao custo operacional que aquela ligação acarretou, desde o atendimento na central de atendimento da entidade até o possível deslocamento de equipes.

Para os espertos que já pensam em uma forma de burlar o pagamento, uma má notícia: a cobrança será automática e feita diretamente na conta telefônica. Para evitar multas além do necessário, cada entidade deverá divulgar um cálculo com o preço de cada trote.

A lei foi criada pelo deputado Flávio Bolsonaro (PP-RJ). Infelizmente só vale para o Estado do Rio de Janeiro, mas se algum deputado federal ou senador resolver levá-la para o Congresso, os cidadãos de bem agradecem.

Você sabia? | Telefonar para o 911 – famoso número de emergência dos filmes e séries – faz com que a ligação chegue no atendimento policial mais próximo? Todas as chamadas para esse número são redirecionadas para o 190.

Com informações: JB Online. Imagem: sun dazed.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

carolinny dos santos
moro em sp e ja passei uns trotes engraçados pra o bombeiro
@DanielDrumond
A única situação que "precisei" da polícia, foi quando fui atropelado na escola, de alguma forma minha mãe soube e não lembrava o número da emergência. Aí ligou 190 e perguntou o número. O.o".
gsctt
As ligações para o número 911 aumentaram consideravelmente após a publicação desse artigo. =S Hehe, também testei!
Alexandre
Muito bom. O que pega na lei nao é o bem que ela faz, mas o mal resultado dela ao nao ser aplicada.
tplayer
Saudades do tempo de moleque em que eu passava trotes. O bom é que morava em cidade pequena e acabava por não atrapalhar o serviço da policia ou bombeiros.
Hernani
Quem passa trote merecia levar é umas boas borrachadas nas costelas ^^
Web Dicas
Ter que colocar a "identidade" no orelhão resolveria o problema
@bruno_gall
Eu que moro no Rio vejo todo dia na rua do orelhão, precisa de câmeras na cidade primeiro para isso e se conseguir identificar
@CristoferBruno
Também acabei de testar e ainda expliquei para o policial, que depois de tudo ainda riu. #Simpatico
Thássius Veloso
Eu tive.
Alisson melo
Eu não acredito que você teve coragem de ligar 911 pra descobrir isso. =)
Matheus Felini
Eu nunca passei trote também, a não ser pra casa dos meus amigos! Agora, multa acho uma boa! Pelo menos alguma coisa deve diminuir!
Emmanuel Carvalho
Ah, dos bombeiros eu nunca precisei! (Ainda bem!)
Emmanuel Carvalho
Tá aí uma situação que não me atinge... nunca passei trote pra polícia mas, nas 4 vezes que eu precisei MESMO e liguei pra solicitar ajuda policial, ninguém veio. Então não ligo mais... simplesmente aceito que a polícia não foi criada para proteger a população.
Raph4
Exato, os orelhões. Eu acho ótimo, mas na prática, a multa fica pouco aplicável. E essa do 911 é verdade? Não sabia MESMO disso. Legal, sempre que precisar, só ligarei assim, "cool" hahaha
Exibir mais comentários