Nosso leitor Rafael Luik notou que nunca antes na história do Tecnoblog havíamos falado do Formspring. Bom, vamos aproveitar então que o serviço adicionou algumas novidades ao longo das últimas duas semanas para enfim comentar sobre o famoso serviço (com cerca de 14 milhões de usuários no começo de julho) onde as pessoas podem perguntar à vontade sem que você nem mesmo saiba quem lhe pergunta.

Veja as novidades:

Pergunte para todos os seus amigos: Desde o dia 2 desse mês o Formspring permite que você faça a mesma pergunta para todos os seus amigos (ou um subconjunto deles) sem precisar recorrer ao Ctrl+C/Ctrl+V (ou ⌘C/⌘V, caso use um Mac). Basta ir até a sua página inicial, digitar a pergunta desejada (uma boa pergunta, por favor) e escolher para quais amigos quer enviar sua dúvida.

Reaproveitando perguntas (parte 1): Essa já está no ar desde sexta-feira passada (dia 9). Se você não está contente com as poucas perguntas que têm recebido e se sente rejeitado porque ninguém quer saber nada da sua vida, seus problemas acabaram. Agora basta visitar a página dos outros e clicar em Answer, aí você pode responder à pergunta que foi feita a outra pessoa como se tivesse sido feita para você.

Reaproveitando perguntas (parte 2): Se o seu problema, por outro lado, não é falta de perguntas para responder e sim falta de criatividade para perguntar, simplesmente fique calado então por que não aproveitar as perguntas que os outros fizeram, certo? Basta escolher uma delas na página de qualquer usuário do Formspring e clicar no botão Ask Friends. Isso vai abrir um painel que permitirá escolher para quem quer fazer a tal pergunta.

Proteja seu Formspring: Por fim, essa novidade é bem fresquinha, saiu hoje. Para quem está habituado com o Twitter, parece que vai funcionar de forma parecida com os perfis protegidos de lá. Basta ir até os Privacy Settings e marcar a opção Protect My Account. Esteja avisado, porém, que fazer isso irá remover todos os seus seguidores, que receberão um e-mail avisando que você resolveu proteger sua conta e terão que solicitar individualmente que você os deixe acompanhá-lo e verem suas respostas novamente.

Todas as informações vêm do blog oficial do Formspring.

As opiniões sobre o serviço aqui na redação do Tecnoblog são divididas. Temos o Rafa e o João que prometem que jamais terão uma conta no Formspring; temos o Thássius que tem uma página no serviço mas diz que a mesma está fechada; temos o Mobilon que responde suas perguntas com frequência irregular (a última vez foi há duas semanas); temos, por fim, este que vos escreve, que (depois de muito tempo rejeitando o serviço) acabou de criar um Formspring com a vã esperança de que aparecerão apenas perguntas inteligentes e pertinentes por lá… Veremos…

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gabriela
o que é isso que todo mundo me manda no foms , que diz assim : ai gente eu to rindo de mais , que me mandaram um troço novo , é é novo pode ver que fica em baixo da respostas/perguntas , e muitos risos , o que é isso ?
hupert
Não uso, mas acho mais útil que Twitter (que tbm não uso).
kylefurtado
Um dos serviços mais inúteis na internet. Beira a uma ridicula mistura de rede social com microbloggin.
Alexandre
Pra mim, é o tipo de coisa que a gente entra uma vez, posta 2-3 perguntas e nunca mais volta... Gosto mais do formato do yahoo perguntas
Hernani
O formspring na minha opinião começará a ser "reformado" se tornando um tipo de FAQ das empresas em tempo real, os usuários comuns vãop abandonar aos poucos a ferramenta
Hernani
Formspring ainda existe?
JoseRenan
hã?
tplayer
Verdade, quem diria que um post sobre um serviço de miguxos renderia tantos comentários bons.
Juarez Lencioni Maccarini
Opa, essa tinha passado batida, mas agora já corrigi! Valeu! Ah sim! Nós que agradecemos a dica! =)
Rafael
Eu adorei o post e os comentários que ele trouxe até agora, obrigado Tecnoblog!!! PS: Só notei um pequeno errinho aqui, quase impercepitível: "Basta ir até usa sua página inicial". ^^
Rafael
Hehe, eu defini esse recurso como o sonho de todo miguxo (que queria previamente poder deixar um recado para todos os amigos no orkut). :D Nossa esse post rendeu belos comentários sobre a utilidade do Formspring, eu não imaginava que eles iam surgir. :) Acho que é útil tanto para pessoas como para empresas, sites, blogs, etc, cada um pode descobrir uma finalidade diferente no jogo pergunta-resposta que o Formspring oferece com a anonimidade opcional.
tplayer
Essa de perguntar para todos os amigos é ótima para fazer spam. #fikadica
@Bixu_Lezadu
Aí que está: não parece que haja uma API pública específica para implementar em blogs; mas, por outro lado, há um complemento de incorporação baseado em iFrame (HTML 4+, quase como os do YouTube) que pode ser incorporado facilmente por meio do "adicionar JavaScript de terceiros". Andei fazendo uns testes no meu blog - nada em definitivo ainda, ficando só no recurso de preview - e constatei que é bem fácil de adicionar se você souber um mínimo de programação Web.
edilops
Putz achar utilidade pro formspring é o mesmo que. jobs aceitar flash no iphonequenaorecebesinal. pra mim quem tem formspring é o tipo mais carente de pessoa que parece que tem necessidade de falar um pouco de sua vida para que alguem acha ela um pouco interessante
Matheus
Acho que isso é muito mais útil para empresas, e não pessoas comuns! Não utilizo!
Exibir mais comentários