Introducing the Motorola Brick!

Em matéria de celulares com Android, a Motorola até que fabrica modelos respeitáveis. O Motorola Droid (conhecido fora dos EUA como Milestone) foi um grande sucesso pelas suas características técnicas e tudo mais. Outro modelo da linha, o Droid X, foi bastante antecipado e vazou algumas vezes antes de ser anunciado oficialmente, tamanha era a expectativa. Mas essa semana foi revelada uma habilidade especial nesse celular que não agradou muito a comunidade de desenvolvedores.

De acordo com o MobileCrunch, o Droid X conta com uma trava anti-modificação que destrói o aparelho se qualquer alteração for feita. Ok, ele não destrói literalmente, explodindo-o em mil pedacinhos. Mas pior do que isso, a trava torna-o em um peso de papel elegante sem nenhuma chance de recuperação possível por parte do usuário. Um tijolo com estilo.

A trava está em um chip chamado eFuse, criado originalmente pela IBM em 2004 e que deliberadamente corrompe a inicialização do sistema no aparelho caso detecte que alguma modificação foi feita no setor de boot. Isso impede, por exemplo, que outro sistema seja instalado no lugar do Android que vem com o aparelho.

Os desenvolvedores estão furiosos com a presença desse chipa e com razão, já que para consertar o aparelho é necessário enviá-lo para a própria Motorola, pois só a empresa tem o equipamento necessário para desfazer o ‘tijolamento’ do Droid X.

Isso é o equivalente a comprar uma casa e os antigos proprietários não te deixarem entrar nela porque não gostaram das suas roupas. Ok, confesso que a analogia é meio confusa, mas deu pra entender, certo?

Com informações: MobileCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JosephDiniz
O que ela faz eu ainda não sei. O que eu quis dizer é que ia ficar de olho na política de atualizações da HTC para ver se vale a pena ou se é tão porca quanto a da Motorolla ;)
@lexreis_rj
Ué, e a HTC faz o que?
Leo
Hahahaha Pedrificus Totallis!! (não sei se é essa a escrita correta) Seus malvadões anti-jailbreak. Isso é ridículo, alem de ser uma puta falta de sacanagem xD Vo chinga mt a motorola no twitter!
Rafael Silva
Yep. É exatamente o que acontece. Se você atualizar sem aval da Motorola, tijolo.
JosephDiniz
Deixa ver se eu entendi. Digamos que a Motorolla decidiu que não vai atualizar o Android desse modelo apenas na América Latina ( vide a atual política porca de atualizações que ela vem fazendo), caso eu resolva fazer isso por minha conta vou terminar com um belo peso de papel é? Ou é só para casos onde se instala outro SO ( tipo uns malucos que instalaram Ubuntu no Miliestone)? Pelo amor de Afrodite, onde estão as outros fabricantes de celulares para investirem também no Android!!
@lexreis_rj
Será mesmo? Tomara, pq sendo assim, nem acesso ao root poderíamos ter, não é?
Alexandre
Isso eh uma puta falta de sacanagem. Celulares aqui no pais já sao os olhos da cara e ainda fazem isso???
Hernani
Peso de papel elegante hauahuahuahuah
Hernani
Ia citar o memso exemplo ^^
Droid X
relaxa negada... isso não tem nada haver com a Motorola nem google, é coisa da Verizon, essas operadoras americanas exigem um sftw bloqueado. Qdo chegar aqui (pode ter certeza que o nome será diferente) vocês verão que isso não vai acontecer.
tplayer
Vai dar anti-truste nisso ai.
Fer
Não concordo com as comparações e a empresa não está totalmente errada, ela pode preservar o que construiu se assim desejar. É como um carro, vc pode colocar acessórios (como os programas do celular) mas não pode trocar o motor por um mais potente (como o sistema operacional do celular). E garanto que metade aqui não tem coragem de trocar o Sistema Operacional, só que liberar o root pra nem usar depois. Respeitem as empresas e os direitos autorais e materiais delas e de seus produtos.
kylefurtado
Eu estava esperando por ele aqui no Brasil. Depois disso prefero ficar com meu Milestone durante alguns anos.
Rodrigo Muniz
Que cagada da Motorola, viu? Esse telefone tá sendo muito esperado no mercado e uma parte considerável de quem usa Android adora modificar alguma coisa do sistema, diferente dos donos de iPhone. Parece coisa da indústria fonográfica, que encara todo mundo como ladrão até que se prove o contrário.
Malighieri
O intuito desta proteção é exatamente "proteger" o Smart de versões não autorizadas pela Motorola, incluindo versões hackeadas. Realmente isso limita as possibilidades com o aparelho.
Exibir mais comentários