Saíram os números da comScore para o mercado de buscadores em junho de 2010, nos Estados Unidos. Aquilo que você imaginou que não veria em vida aconteceu: o Google parou de crescer e finalmente perdeu participação nesse mercado. No entanto, o gigante se mantém líder absoluto, com Yahoo e Microsoft distantes da primeira colocação.

O Google, que detinha 63,7% desse mercado em maio de 2010, agora tem 62,6%, resultando em uma queda de 1,1% no período. Não é um número grandioso, mas mostra que o gigante pode iniciar uma descida em participação, tendo em vista que seus concorrentes estão se movimentando para aumentar o próprio alcance. O número total de buscas feitas nos serviços do Google foi de 16,4 bilhões no período.

Em segundo, a quilômetros de distância do Google, o Yahoo concentrou em junho 18,9% das buscas feitas nos Estados Unidos. A subida foi de 0,6%, visto que em maio o market share era de 18,3%. Atrás do Yahoo aparece a Microsoft e seus sites – entre eles o Bing -, com 12,7% das buscas. Esse número era de 12,1% em maio.

Completam a lista da comScore: rede do Ask.com (3,6%) e rede da AOL (2,2%).

Curiosamente, a participação de mercado do Google caiu um ponto percentual, mas a empresa viu a quantidade de buscas mensal aumentar de 15,9 bilhões em maio para 16,4 bilhões em junho. O crescimento do Yahoo, no entanto, foi maior: de 2,9 bilhões para 3,1 bilhões (alta de 7%); já a rede da Microsoft teve a quantidade de pesquisas aumentada de 1,9 bilhões para 2,0 bilhões (+8%).

Alguns analistas afirmam que o Yahoo cresce bem, mas o Bing pode complicar a vida financeira da Microsoft: a participação do buscador só tem aumentado porque a MS tem feito acordos com websites para que usem o Bing como buscador padrão. Estimativas dão conta que, para cada milhão de dólares em receita obtidos com o Bing, outro milhão é gasto com novos acordos e parcerias. Ou seja: lucro zero.

O Twitter não apareceu na lista de buscadores da comScore.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Claudio
Acontece que tudo é o GOOGLE ? Não. As empresas Yahoo e demais se limitam sozinhas, o GOOGLE não tem muito trabalho... Ruim para os usuários que acabam indo apenas para uma dela o GOOGLE.
felipaodocorinthas
Olha pelo visto a soberba do google de dize,"temos as pessoas mais inteligentes do mercado como funcionario ..blablabla..." paresse não funciona quando se trata do bill full house pos doutorado em esmagar empresas grande e pequenas. Bem paresse que a Microsft tenta mais uma vez esta rumo ao monopolio pelo menos tentando de tudo,no celular é mobile xp,na web te obrigando a instalar mudança de google no firefox para bing quando vc instala o msn,agora isso de acordo é a cara da microsoft afinal xp,msdos 98 e o raio que o parta so teve e com seven agora so tem futuro porque os caras tem acordo com tudo que é fabricante e parece estar transferindo para web esse comportamento,1% de queda não é nada pro google? haha o pessoal da Microsoft ta se preucupando com 1% do mercado que o linux começou a ganhar o seven tem ate comando kill processo pois é empresario mesmo é o Bill Gates como diz a maxima da mcdonalds... "quando o concorrente esta se afogando o que vc faz?,coloca uma mangueira de agua jorrando na boca dele"
Produtos para Laboratórios
Nossa o google ta caindo, pouco,mas ta, eles q se mexam.
Deivid Vinícius de A. Bicalho
Google nunca deixará de ser lider no seguimente de Buscadores. Vejo em um período ótimo, pois, a concorrência entrou para tentar dominá-lo, como o Bing por exemplo. O Buscador Google além de sua excelência em qualidade de Pesquisas os usuários possuem centenas de ferramentas qualificadas, como o Google Maps, por exemplo, que é exatamente perfeita e demonstra resultados certos. Com certeza qualquer ramo de atividade que seja terá concorrência passar por cima. Para não acontecer, tem que lançar novas ferramentas e algo que agrade aos usuários de todo o mundo. Para mim, Google sempre será lider e nunca mudarei de Buscador. O mesmo esta em minha página inicial a 4 anos. Bom dia a todos!
Alexandre
Creio que a participacao do bing tende a aumentar pelo fato do IE ser o browser mais popula e tem o bing lá.
Hernani
Pow deixaram o Cuil pra trás
Kadu
Continuará reinando absoluto?
Bruno
Eu fico abismado com a falta de inteligência do Yahoo e Microsoft, o principal problema deles é em uma coisa chamada Crawler, eles parecem que economizam HDS, o Crawler do Yahoo e MSN, se comparado com Googlebot, eles varrem 10% de páginas de um domínio, é claro que isso acaba limitando resultados de tudo que se busca. Quanto a qualidade os resultados em busca por sites do yahoo são de maior qualidade que o própio google, o que ocorreu é que o google se tornou hábito. O Google não pode continuar no mercado sem concorrentes, isso é muito ruim, eu já tive problemas por essa centralização em Google, sites indexadores acabam se tornando dependendtes de Google, ou seja fica na mão deles, qualquer problema ou malha fina do Google voce dança. Mais o grande problema é o Crawler desses dois que varre muito pouco. No Mês passado um site meu Googlebot varreu 7 GB MSNbot 80MB Yahoo 450 MB Ridículo isso!
gsctt
Viu?! Isso que dá ficar tentando imitar os concorrentes...
kylefurtado
Acredito nisso também. Acho que o Google só não compra a Apple.
@Bixu_Lezadu
Talvez isso seja um sinal de aviso pra Google - afinal, pode-se notar que os resultados dela já não são mais tãããão satisfatórios quanto antigamente. A quantidade de recursos adicionados à ferramenta de buscas dela parece estar "encavalando" os resultados, muitas vezes bloqueando conteúdos realmente relevantes por serem classificados erroneamente como perigosos ou impróprio para menores.
Rafael
Esperem pelo acordo matador do Bing no Yahoo e pelo lançamendo do Windows Live Wave 4 e veremos o que acontece com o buscador Google...
Guilherme Mac
Bing só deu prejuízo até agora, mas a Microsoft tem dinheiro para aguentar por muito tempo, até conseguir uma mudança no mercado.
Sr. Sem Papo
Eu vim do futuro e posso provar Bing vai falir.... Yahoo vaii ser comprada pela Google... :D
Web Dicas
Agora que o Yahoo vai usar o bing talvez ele decole um pouco mais
Exibir mais comentários