Início » Arquivos » Internet » Próximo desafio do Google na China: mapas

Próximo desafio do Google na China: mapas

Avatar Por

Como você já sabe, o Google finalmente obteve autorização para operar seu sistema de buscas na China. Ao menos por enquanto, a empresa mantém a posição de oferecer uma landing page (página de chegada), a partir da qual internautas podem chegar ao Google de Hong Kong, que não precisa passar pela censura que a lei chinesa impõe. Agora é a vez de pensar nos mapas.

O serviço de mapas do Google, pelo menos para mim, torna-se cada vez mais essencial. É com ele que eu descubro os caminhos mais práticos para chegar a determinados pontos da cidade. Na China poderia ser a mesma coisa, mas em vez disso, o governo requer que cada empresa de mapas peça autorização para funcionar no país. Até agora, 23 empresas obtiveram a liberação, mas nenhuma delas é o Google.

O Google se nega a fazer censura, mas somente empresas que concordam em não exibir camadas de informação colaborativa (como Wikipedia) nos mapas, bem como aceitam exibir mapas autorizados pela ditadura chinesa (que colocam como território chinês regiões que são alvos de disputa e controvérsia até hoje).

Google Maps na China.

Curiosamente, o Google mantém um link para o Google.com.hk no Google.cn, mas quem acessa o site supostamente sem censura de Hong Kong e clica no serviço de mapas é levado para o Google Maps chinês, que passa pela censura (e não o de Hong Kong).

Com informações: InformationWeek.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hugo Desmascarador
Esses comunistas sempre ferrando com seu povo. Economicamente são agora capitalistas o que permitiu seu povo melhorar de vida, pelo menos alguns. Porém socialmente continua comunista, controlam as informações ao seu povo, muito triste. Um povo precisa de liberdade.
Alexandre
O Google pois se refere ao buscador (o buscador, o indexador). Faz sentido "a" Google quando voce se refere a empresa e nao ao servico. Creio que essa é a confusao, pois a empresa e o servico tem o mesmo nome mas nao sao as mesmas coisas. Por exemplo: "A google implementou menus de buscas no google." Capice? Sobre o artigo, sugiro que "a" google e "o" seu servico de buscas, "o" google, esperem sentatos.
Sr. Sem Papo
o google consegue certeza..srs
@obitow
Aiai, seria tão mais simples se a gente falasse inglês...
kylefurtado
Pode ter sido apenas um erro de tradução ou algo do tipo. Acho que deveriamos levar em conta a nossa gramática. Mas enfim...
Thássius Veloso
No meu entender, deve ser "o" Google porque faz referência ao buscador, e todos nós conhecemos o Google primordialmente devido a seus serviços de busca.
PROTECGS
Por convenção, a empresa é que decide o gênero do nome. Pequeno artigo explicativo: http://www.zanuz.com/2008/09/o-google-ou-google-qual-o-correto.html
kylefurtado
Agora, no post é O Google, por que o Thássius estava se referindo a um produto da Google, no caso o GoogleMaps. ;*
kylefurtado
Não, não. O certo é A Google, pois estou me referindo a empresa Google, e não ao produto da Google. (Buscador, Maps, Email, etc).
Fabiano
Google Maps da China? É melhor esperarmos sentados!
PROTECGS
É O Google: masculino.
kylefurtado
Nossa Senhora, é só a China dar uma brechinha que a Google aproveita.