Início » Arquivos » Internet » Jornal do Brasil abandona versão impressa e se torna 100% digital [atualizado]

Jornal do Brasil abandona versão impressa e se torna 100% digital [atualizado]

Avatar Por


O Jornal do Brasil, um dos mais antigos em circulação no país, a partir da próxima quarta-feira, dia 14, irá abandonar o papel e se tornar inteiramente digital, saindo de cena das bancas cariocas depois de 119 anos. A decisão final deverá ser tomada ainda essa semana.

Editado desde 1891, o JB foi o primeiro periódico brasileiro a chegar à internet ainda no distante ano de 1995, época que a web ainda dava seus primeiros passos.

Em sua edição desta terça-feira, dia 13, o jornal publicou um anúncio de meia página (ao lado) em que afirma “reforçar sua plataforma digital” ao mesmo tempo que pede que seus leitores acessem e interajam com seu site, mas até o momento em que este post é escrito ainda não foi feita qualquer declaração oficial a respeito da mudança.

Infelizmente, a mudança tem mais motivações econômicas do que estratégicas, já que de acordo com o (concorrente) jornal O Globo, atualmente o Jornal do Brasil tem uma dívida no valor de R$ 100 milhões e que sua circulação vem caindo nos últimos anos, o que agrava ainda mais sua situação financeira. Neste caso, o abandono dos formatos tradicionais seria mais uma medida drástica para reduzir seus custos operacionais.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Linallva Pereira
gyr67ut
Hernani
Com a popularização dos tablets isso irá se tornar algo comum
Fausto
Governo? O JB não é de nenhum governo, é um jornal privado, como o O Globo e o O Dia. Logo o governo não tem nada haver com isto!
Guilherme Reis
Pois é... A iniciativa é ótima. A grande vantagem de se migrar para o meio digital é o "baixo investimento" que se precisa para se tornar notável. A informação eletrônica é muito competitiva aqui no Brasil por isso será uma batalha árdua, mas com certeza muito mais barata que a manutenção de um jornal em papel.
Fechar as Portas
Muita vezes é a única opção.
kylefurtado
Não creio que dará certo. Estou torcendo para que dê, mas as possibilidades são pequenas.
Alexandre
Interessante, o governo tem grana pra inchar a maquina mas nao tem pra garantir a circulacao do jornal, francamente...
Matheus
Devem estar desesperados! Tomar uma pedida dessas é questão de tempo para fecharem as portas.
Helder
Não seria arriscado? Não vejo esse mercado por aqui. Vamos ver no que dá.
@gugahb
Concordo plenamente com o @tplayer, por mais que um jornal possa utilizar a versão WEB nunca deve abandonar sua fonte de renda, claro tem que avançar e usar das novas tecnologias, mas não abandonar de vez... Abraços
Sr. Sem Papo
o Brasil ainda não esta 100% preparado para isso... espero que de certo a iniciativa é boa....
tplayer
É uma pena isso. Dificilmente conseguirão espaço significativo no meio on-line e devem falir em pouco tempo.