Gambiarra FTW: nada que uma fita isolante não resolva…

O problema de recepção do iPhone 4 conhecido como Death Grip — aquele em que se perde sinal quando o telefone é segurado com a mão esquerda cobrindo o canto inferior esquerdo do iPhone — já é amplamente conhecido, mas agora o Consumer Reports resolveu testar isso em laboratório.

Eles compraram três iPhones em três revendedores diferentes na região de New York e o submeteram a testes dentro de uma câmara de isolamento de rádio-frequência. Nessa sala isolada de sinais externos, os responsáveis pelo teste conectaram os iPhones a um dispositivo que emite sinal telefônico, simulando as torres das operadoras.

Foi nesse ambiente totalmente controlado que se pode observar que, de fato, tocar com a mão o vão entre as duas bandas metálicas do lado inferior esquerdo do iPhone 4 causa mesmo perda de sinal. Em média, a queda foi da ordem de 20 dB.

Outros celulares — como o Palm Pre e o próprio iPhone 3GS — foram testados pelo mesmo processo, e nenhum deles teve o mesmo problema. Baseado nessa falha que influencia o uso do iPhone 4 como um telefone, apesar de ter se destacado em todos os demais aspectos), o Consumer Reports optou por não recomendar o iPhone 4.

A solução encontrada é, porém, bastante simples. Os engenheiros responsáveis pelo teste constataram que colocar qualquer material isolante sobre o vão entre as duas antenas resolve o problema. Assim, basta aplicar um pedaço de fita isolante no cantinho do seu iPhone 4 para não precisar mais se preocupar quando o for segurar com a mão esquerda. Só não deixe Jony Ive saber disso. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados