Gambiarra FTW: nada que uma fita isolante não resolva…

O problema de recepção do iPhone 4 conhecido como Death Grip — aquele em que se perde sinal quando o telefone é segurado com a mão esquerda cobrindo o canto inferior esquerdo do iPhone — já é amplamente conhecido, mas agora o Consumer Reports resolveu testar isso em laboratório.

Eles compraram três iPhones em três revendedores diferentes na região de New York e o submeteram a testes dentro de uma câmara de isolamento de rádio-frequência. Nessa sala isolada de sinais externos, os responsáveis pelo teste conectaram os iPhones a um dispositivo que emite sinal telefônico, simulando as torres das operadoras.

Foi nesse ambiente totalmente controlado que se pode observar que, de fato, tocar com a mão o vão entre as duas bandas metálicas do lado inferior esquerdo do iPhone 4 causa mesmo perda de sinal. Em média, a queda foi da ordem de 20 dB.

Outros celulares — como o Palm Pre e o próprio iPhone 3GS — foram testados pelo mesmo processo, e nenhum deles teve o mesmo problema. Baseado nessa falha que influencia o uso do iPhone 4 como um telefone, apesar de ter se destacado em todos os demais aspectos), o Consumer Reports optou por não recomendar o iPhone 4.

A solução encontrada é, porém, bastante simples. Os engenheiros responsáveis pelo teste constataram que colocar qualquer material isolante sobre o vão entre as duas antenas resolve o problema. Assim, basta aplicar um pedaço de fita isolante no cantinho do seu iPhone 4 para não precisar mais se preocupar quando o for segurar com a mão esquerda. Só não deixe Jony Ive saber disso. 😉

Abaixo um vídeo do Engadget mostrando o problema de recepção através de um aplicativo desenvolvido por eles para esse propósito específico — que obviamente não foi enviado para aprovação da App Store — e, logo na sequência, o vídeo do Consumer Reports mostrando como foram realizados seus testes com o iPhone 4.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Só a Apple finje que não tem nada acontecendo
@dmtr
Bem, isso é um tanto ridículo. Mas agora eu notei que a maneira que eu seguro o telefone quando eu falo ou quando estou usando pra enviar SMS não cobre essa área específica. Eu poderia ter um iPhone 4 sem nenhum problema, exceto o financeiro. Oh well.
Breno Brito
De boa, desculpa a trollagem, mas.... (é mais forte do q eu!) tá precisando de um iUnhex ai?
Luan Haddad
Mais ou menos a reação do Bill G. com a tela azul no Win98
Alexandre
Isso nao vai ser nada bom pra apple que tentou ludibriar seus clientes. Aquela acao coletiva dos americanos contra a Apple vai ganhar força... ou seja, ninguem mandou a apple ser dissimulada e achar que poderia com jogos de palavras e artificios de acessoria de imprensa enganar clientes ou tirar o dela da reta.
Sr. Sem Papo
E agora ? o que a apple vai dizer? que eles fizeram os teste de maneira errada? rsrs
Web Dicas
Cadê seu deus agora?
Rodrigo Muniz
http://techcrunch.com/2010/07/13/iphone-4-antenna/ O editor do Techcrunch está com um artigo muito bom sobre o problema. Os editores da CNET também estão comentando incansavelmente o assunto nos podcasts. O resumo é: a Apple cagou e está cagando no ponto de vista de relações públicas com as repostas que deu, e agora apagando as reclamações nos fóruns de suporte (que ideia estúpida!). O problema existe, é pior pra quem é canhoto e mora em lugares com cobertura meia boca. Será que a imagem da Apple sobrevive a um recall? Esse iPhone 4 parece ser a maldição da empresa de Jobs, primeiro a história do vazamento e agora isso… 2010 não vai ser um bom ano pra relembrar na história da empresa.
JoseRenan
Trágico :(
@taiabr
fita isolante? O.o muito mais facil comprar um bumper! pra quem tem dinheiro para comprar um iphone 4 $25 eh merda! ;D
Pedro_Leal
uai, vc tem contato com Jobs? kkkkk (meu mac é o white ñ o pro) pergunta pra ele quanto ele vai me voltar porque talvez compensa devolver e pegar um pro novo com i7...hehehe (ñ sou macfag mas adorei meu mac e ñ troco por nenhum outro OS)
lordtux
kkkk, fita isolante ai sim hei. Típica gambiarra brasileira.
Rafael Silva
Pedro, Steve Jobs ligou e pediu seu macbook pro de volta. :P
kylefurtado
Eu ri do Email Markenting. Enfim... a Apple deve ter feito de proposito, pois o que recomendaram foi a compra de uma case para evitar a perda de sinal.
Pedro_Leal
E agora Jobs? q q vc diz?
Exibir mais comentários