E boas notícias sobre o Ubuntu 10.10 já começam a aparecer: a partir dessa versão o instalador passará por mudanças drásticas, visando uma instalação mais simples para usuários iniciantes, com opções mais intuitivas e uma interface atrativa.

O pessoal da Softpedia conseguiu alguns screenshots desse novo instalador, e também explica a função “tarefas paralelas” (tradução livre) que será implementado junto com o instalador. Com essa função, os usuários poderão realizar uma série de tarefas enquanto o Ubuntu é instalado: configurar fuso horário, informações de contas, layout do teclado e até download de atualizações. Com isso, espera-se que a instalação seja mais rápida, já que o computador não ficará “parado” enquanto o usuário fica preenchendo formulários.

Algumas telas do novo instalador você confere logo abaixo:

A primeira tela já faz uma lista de tudo o que será necessário durante a instalação, e permite ao usuário escolher entre usar repositórios com programas não-livres e/ou baixar atualizações durante a instalação.

Acabou a necessidade de ficar selecionando fuso horário e cidade. Agora você digita onde está, e o próprio Ubuntu já te mostra em que fuso você está.

Não sabe qual o seu modelo de teclado? O instalador agora tem um botão que através de uma série de perguntas tenta adivinhar o layout do seu teclado.

A criação de usuário parece ter mudado pouco, mas será possível usar a webcam para tirar uma foto sua e associar com seu usuário.

Com informações: Softpedia.