Para ter um aplicativo publicado no mercado móvel, existem duas alternativas: ou você contrata uma empresa especializada e terceiriza o serviço ou aprende a programar e faz você mesmo. Mas se o orçamento da empresa não está lá essas coisas e você não sabe ou não quer aprender a programar, e ainda assim quer ter um aplicativo de lanterna ou sons de flatulência publicado no Android Market, seus problemas acabaram.

Pensando nesse público, o Google anunciou hoje o App Inventor, um site que permite que qualquer pessoa com um mouse, teclado, acesso à Internet e um par de neurônios crie aplicativos para o sistema móvel Android. O site não exige experiência alguma na área de programação. Todos os aplicativos são feitos através de uma interface gráfica intuitiva em que cada bloco representa uma função do celular, como GPS ou Bluetooth.

O projeto foi originalmente criado em conjunto com cientistas do MIT, instituto de tecnologia de Massachusetts e foi testado durante um ano por estudantes de ensino médio e fundamental. Um deles criou uma App que usava o bloco de GPS, timer e requerimento de base de dados para avisar aos amigos onde ele se encontrava a cada 15 minutos.

O acesso ao App Inventor não está liberado para ninguém ainda. Ele estará disponível nas próximas semanas para aqueles interessados que preencherem esse formulário. E surpresa: o site está em beta.

Com informações: Engadget, BBC News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoseRenan
sabe-se lá
kylefurtado
Isso é desespero na minha opinião. Acho que a Google quer porque quer chegar à marca de aplicativos disponiveis que a AppStore possui.
Marcell Almeida
Espero que esse programa nao seja tao bom, afinal isso vai tirar o prestigio de bons programadores.
Kadu
Sei lá, heim! Tenho medo! Acho que a criação de apps deveria ser restrita a programadores. Afinal, sendo assim a gente já vê um monte de besteiras, imagina se qualquer um puder fazer seus aplicativos e publicá-los. Vamos ver, né.
Breno Brito
App Inventor for Android Thank you. Your information has been sent to the App Inventor team. =)
Breno Brito
Legal, vejo chuvas de apps toscos e inúteis no Andoid, como ocorre no iPhone.
@Ed_Rodrigues3
Interessante. Bom que acaba com as dores de cabeça com programação
Hernani
Excelente, podem sair apps bem criativos a partir disso
Sr. Sem Papo
Boa iniciativa do Google, para meror mortais como eu ! Que odeia programação rsrs KK
Alexandre
Caramba, que massa. Espera-se que em pouco tempo aparece milhoes de apps para o Android.
JoseRenan
outra do google: http://hypescience.com/google-investe-100-milhoes-de-dolares-em-jogos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
JoseRenan
qualquer empresa faz isso
@hmarino
(This must be a Gmail email address)????? Aposto que se fosse qualquer outra empresa, isso seria considerado Arrogancia, mesmo que por uma questão técnica, como é o caso da google.
Rafael Silva
Eu joguei tudo None e passei. :P
tplayer
Deixei em branco e ele falou que é obrigatório. ¬¬
Exibir mais comentários