A Microsoft liberou ontem a versão completa do Silverlight para aparelhos da marca Nokia. O plugin já pode ser baixado por meio da Ovi Loja, mas como de costume só vai funcionar em alguns aparelhos – não em todos. A intenção da empresa era lançar uma versão completa da tecnologia para Symbian em 2008, mas o desenvolvimento foi atrasando… atrasando… E cá estamos nós no segundo semestre de 2010.

O novo lançamento funciona somente nos aparelhos que rodam o Symbian S60^5, dentre eles o Nokia 5800 XpressMusic, Nokia N97 e o Nokia N97 Mini. Além de visualizar conteúdos disponíveis em Silverlight – concorrente do Adobe Flash criado pela MS -, programadores também vão poder usar a ferramenta para criar novas aplicações.

Fizemos o teste em dois aparelhos com Symbian. No Nokia 5800, a instalação foi feita com sucesso. No entanto, ao acessar a página do Channel 9, um site da Microsoft voltado para desenvolvedores com vídeos em Silverlight, e escolher um vídeo, o que aconteceu foi o download do arquivo de vídeo (em formato para Real Player), em vez da reprodução dentro do navegador.

Com o mesmo Nokia, uma versão especial do Bing em Silverlight funcionou sem problemas, com direito a uma formatação especial para celular.

No Sony Ericsson Vivaz as coisas foram mais complicadas. Primeiro porque o aplicativo na Ovi Loja não foi baixado pelo celular (a Ovi é da Nokia, não da Sony Ericsson). Depois de descobrir uma versão do Siverlight compatível com o Vivaz no próprio site da MS, a instalação ocorreu do jeito que esperávamos. Pena que, depois de instalado, o aplicativo não funcionou.

Download | Silverlight for Symbian (Ovi Loja)

Com informações: All About Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados